A sensibilidade de um olhar capaz de revelar sonhos, desejos, medos, mas que também captura, em seu imaginário íntimo, imagens de forte apelo estético e indissolúvel de seu significado político. Eis um belo resumo do que o público vai encontrar em “Dizer o Silêncio”, primeira exposição individual de Jane Batista, na Imagem Brasil Galeria, em Fortaleza. A abertura será neste sábado (8), às 10h, quando também será lançada uma série limitada do catálogo, devidamente numerada e assinada, com vendas revertidas para a artista. A mostra fica em cartaz até 2 de setembro.
Com curadoria de Aldonso Palácio, “Dizer o Silêncio” traz 38 fotografias da série de autorretratos de Jane Batista, moradora do Serviluz, que utiliza seu próprio corpo e reveste-se de objetos do cotidiano em forma de adereços e camadas, que, muitas vezes, acrescentam um verniz simbólico à sua obra. “Dona de uma pulsão criadora inexorável, sua obra equilibra-se entre a vulnerabilidade e a força. Jane Batista desafia a violência estrutural e as representações preconceituosas de pessoas racializadas, tornando possíveis múltiplas transformações como forma de não se calar perante injustiças”, afirma o curador.
A jornada de Jane Batista pelas experimentações viscerais com autorretratos teve início em 2020, de forma autodidata, utilizando, exclusivamente, o celular como ferramenta, tanto para capturar imagens como para editar. Nascia ali uma forma particular para capturar, em seu imaginário íntimo, imagens de forte apelo estético e indissolúvel de seu significado político.
Ao virar a câmera para si mesma, a artista cria um registro visual e contra-arquivo que reconhece liberdade, dignidade e reciprocidade. Cada fotografia é carregada de potência e abre espaço para uma voz inspiradora de resistência. Para a artista, essa forma de expressão é uma maneira de resistir ao silenciamento e superar os julgamentos que recaem sobre as vozes e os corpos femininos, negros e marginalizados. “Nós mulheres somos silenciadas, mas as mulheres negras são mais silenciadas”, reflete.
“Dizer o Silêncio” é resultado de um processo criativo, realizado na casa-ateliê, também estúdio fotográfico de Jane Batista. A impressão e revisão das imagens foram feitas por Gentil Barreira, um dos maiores nomes da fotografia contemporânea. A exposição conta ainda com a produção executiva e a expografia de Rafaela Leite e a participação da pesquisadora de arte afro-brasileira Cecília Calaça, tanto nos textos do catálogo como na mediação da fala da artista, também no mês de julho, na Imagem Brasil Galeria.
Sobre Jane Batista
Nascida em Piripiri (PI), Jane Batista reside e trabalha em Fortaleza, mais especificamente no Serviluz, nas proximidades da comunidade da praia do Titanzinho. Sua obra tem enfoque no retrato e na fotoperformance, mas também passeia por diversas linguagens fotográficas como a paisagem, natureza morta e a fotografia documental.
Jane Batista é artista e fotógrafa performática, integra o grupo “Sol Para Mulheres” de estudos teóricos e práticos de fotografia, coordenado por Patrícia Veloso, com o qual já expôs em coletividade no MAUC - Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará.
SERVIÇO
Exposição “Dizer o Silêncio”, de Jane Batista
Abertura: 8 de julho de 2023, sábado, às 10h
Período: de 8 de julho a 2 de setembro de 2023
Horário: de segunda a sexta-feira, de 9h às 12h30 e de 14h às 17h30
Local: Imagem Brasil Galeria - Rua Rocha Lima, 1701, Fortaleza/CEInformações: (85) 3261 0525 | imagembrasilgaleria@gmail.com