quarta-feira, 6 de março de 2024

Luiz Baltar lança mostra “Rio de Cidades”

março 06, 2024 | por Resumo Fotográfico

Com curadoria de Marcia Mello, a exposição gratuita ficará em cartaz até 2 de junho, no Sesc Nova Iguaçu



A partir do próximo sábado (9), o fotógrafo Luiz Baltar apresenta seu mais recente trabalho: a exposição “Rio de Cidades”. A mostra, tem curadoria de Marcia Mello e estará em cartaz na Galeria Sesc Nova Iguaçu. Contemplado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, na categoria Artes Visuais, o projeto explora as complexidades do Rio de Janeiro através das lentes de Luiz Baltar.

A exposição ficará aberta gratuitamente ao público até 2 de junho de 2024. Composta por uma seleção cuidadosa de obras, a mostra propõe um diálogo íntimo entre idealização e realidade. Por meio de suas colagens digitais, Baltar retrata as tensões e conflitos urbanos, desafia as convenções artísticas e convida os visitantes a explorar novas perspectivas da vida urbana.
“É uma realização pessoal poder compartilhar estas obras com o público do Sesc e, ao mesmo tempo, colaborar para uma aproximação entre arte e fotografia documental, que tem muito a contribuir para o diálogo e a reflexão sobre as desigualdades na nossa sociedade”, afirma Baltar.
Com as séries “Anomia” e “Fluxos”, Baltar transmite um sentimento de desalento diante das disparidades sociais, a partir de uma visão crítica e provocativa. Com isso, oferece novos cartões postais aos cariocas. Ao unir arte e reflexão social, o artista visual convida o público a questionar a idealização da cidade e a enxergar o Rio de Janeiro em sua complexidade e diversidade.

“Luiz Baltar faz de sua arte um movimento em que o pensar e o sentir se integram no olhar, deslocando nossos sentidos e nossas experiências. Propõe um novo modo de olhar a cidade para compreendê-la em sua dimensão alteritária, onde cada existência humana é única e singular ao mesmo tempo em que é plural e coletiva”, destaca Marcia Mello.

SERVIÇO
Exposição “Rio de Cidades”, de Luiz Baltar
Abertura: 9 de março de 2024, às 15h
Período: 9 de março a 2 de junho de 2024
Horário: terça a sexta, de 9h30 às 19h30, e sábado, domingo e feriados, de 9h30 às 17h30
Local: Galeria do Sesc Nova Iguaçu – Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá, Nova Iguaçu/RJ
Entrada: gratuita (classificação livre)