sexta-feira, 8 de março de 2024

Veja quem são os diretores de fotografia indicados ao Oscar 2024

março 08, 2024 | por Cid Costa Neto

Christopher Nolan e o diretor de fotografia Hoyte van Hoytema durante as filmagens de “Oppenheimer”

Neste domingo (10), acontece a 96ª cerimônia de entrega dos Academy Awards, no Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia. Os indicados ao Oscar 2024 foram anunciados no dia 23 de janeiro e dentre eles estão os diretores de fotografia. Veja abaixo quem são os profissionais indicados ao prêmio de Melhor Fotografia:

Edward Lachman

Edward Lachman é um cineasta e diretor de fotografia norte-americano, indicado por seu trabalho em “El Conde”, filme do cineasta chileno Pablo Larraín. Lachman ficou conhecido por sua parceria com o diretor e roteirista Todd Haynes, que lhe rendeu duas indicações anteriores: Em 2002, por “Far from Heaven”, e em 2015, por “Carol”. Ambos os trabalhos foram premiado ainda com o Independent Spirit Awards.

Cena do filme “El Conde”

Hoyte van Hoytema

Em 2018, Hoyte van Hoytema foi indicado ao Oscar pela primeira vez por seu trabalho no filme “Dunkirk”, do cineasta britânico Christopher Nolan. Agora, o diretor de fotografia holandês concorre por “Oppenheimer”, também dirigido por Nolan. Na noite do último domingo (3), ele foi premiado com o ASC Awards, concedido pela American Society of Cinematographers. Ainda neste ano ele ganhou também o BAFTA e o Critics' Choice, pelo mesmo trabalho.

Cena do filme “Oppenheimer”

Matthew Libatique

O diretor de fotografia norte-americano concorre por seu trabalho em “Maestro”, filme dirigido por Bradley Cooper. Libatique é conhecido pelos trabalhos realizados em parceria com o diretor Darren Aronofsky, como Black Swan, de 2010, que lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar. Em 2018 ele foi indicado por “A Star Is Born”, também dirigido por Bradley Cooper.

Cena do filme “Maestro”

Robbie Ryan

Robbie Ryan é um diretor de fotografia irlandês, conhecido por seus trabalhos com o cineasta grego Yorgos Lanthimos. Essa parceria rendeu duas indicações ao Oscar. A primeira veio em 2019, com “The Favourite” e agora, em 2024, com “Poor Things”.

Cena do filme “Poor Things”

Rodrigo Prieto

O diretor de fotografia mexicano Rodrigo Prieto concorre por seu trabalho em “Killers of the Flower Moon”, mais recente filme do cultuado diretor Martin Scorsese, lançado pela Apple TV. Essa á quarta indicação de Pietro, que já concorreu por “Brokeback Mountain”, em 2006, “Silence”, em 2017 e “The Irishman”, em 2020. Sendo este último também em parceria com Scorsese.

Cena do filme “Killers of the Flower Moon”