quinta-feira, 8 de agosto de 2024

“Triângulo da Tristeza” de Maneco Magnesio

agosto 08, 2024 | por Resumo Fotográfico

Em “Triângulo da Tristeza” o fotógrafo manauense Maneco Magnesio trocou as cenas cotidianas da fotografia de rua por uma coleção de imagens tomadas durante um luxuoso navio de cruzeiro.
Os sonhos da classe média ficam bem claros quando você está viajando em um cruzeiro luxuoso junto com centenas de pessoas. Entre os passageiros a bordo, existem aqueles que desejam se divertir a todo custo, e outras que estão ali ansiosos para descansar. Em grande parte são pessoas que economizaram dinheiro por muitos anos para pagar uma viagem do tipo. Em outros casos são pessoas que fazem viagens assim todos os anos.

Todas essas pessoas ali, convivendo, buscando conforto, diversão, paz e um tipo de harmonia que só é possível em momentos de folga, sem estresse, sem aborrecimentos além do que escolher para beber ou para o jantar. O que me chamou a atenção foi mesmo a liberdade que as pessoas se dão nesses momentos. As roupas de banho, os corpos no sol, os cochilos ali no convés. Nada de pudores. Os românticos aos beijos. Os leitores com seus livros à tira colo. E os smartphones sempre ao alcance da mão para fazer uma selfie ou conversar em chats, contando sobre a viagem aos amigos, para fazer inveja a eles.

Bom, já estou romantizando a viagem. Na verdade, pra mim ali, o que interessava era a minha família, a fotografia e fugir do barulho e da confusão que essa quantidade de pessoas bêbadas costuma causar. Desculpe a sinceridade.





















Sobre o fotógrafo

Maneco Magnesio Guimarães, nascido em Manaus em 1974, reside e trabalha em São Paulo (SP) desde 2003. É fotógrafo, curador e professor. Arte-educador de formação (UFBA), desenvolve trabalho autoral em fotografia de rua e urbana desde 2018. Atua coordenando oficinas de fotografia, mentoria para fotógrafos iniciantes e cursos livres de fotografia. Seus projetos fotográficos buscam a poética das ruas e seus personagens como foco principal. Pratica diariamente a Fotografia de Rua. Já fotografou as ruas de São Paulo (SP), Salvador (BA), Manaus (AM), Belo Horizonte (MG), Dublin, (Irlanda), Lisboa (Portugal), entre outras.

Participou de mostras individuais em São Paulo. Entre 2022 e 2023 fez quatro montagens de sua mostra individual “Vida Que Segue” em três cidades no estado de São Paulo. Foi pré-selecionado no festival Paraty em Foco nos anos de 2019, 2020 e 2023. Recebeu Medalha e Bronze e Menções Honrosas no Paris Street Photography Awards - PISPA nos anos de 2019, 2020, 2022 e 2023.

Para conhecer mais sobre seu trabalho, acesse: www.fotos.magnesio.com.br