segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Mostra reúne trabalhos de alunos da escola Panamericana

novembro 10, 2014 | por Resumo Fotográfico

Exposição reúne cerca de 90 trabalhos de alunos do último ano do curso de Fotografia, que mostram um olhar sensível e subjetivo sobre a vida e a nossa existência

A nossa origem, o princípio das coisas que estão ao nosso redor e o nosso olhar sobre o tempo são inquietações que sempre fazem parte das nossas reflexões. Todos nós, ao menos uma vez na vida, nos questionamos sobre o que somos, o que podemos ser e sobre nossas vulnerabilidades. Eder Chiodetto propôs aos alunos do último ano do curso de Fotografia da Panamericana Escola de Arte e Design um olhar poético sobre algo tão carregado de subjetividade. O resultado dessa experiência poderá ser visto a partir do dia 11 de novembro, na sede Angélica, na Exposição Origem. O público terá a chance de conferir cerca de 90 imagens de 25 formandos, entre fotografias, vídeos, black lights e outras intervenções artísticas.

O curador explica que a escolha do tema foi fundamental para que a exploração da fotografia como um campo expandido de possíveis decifrações do tema, a partir do diálogo da imagem como as artes plásticas, o cinema, a performance, entre outros suportes e materiais. “O tema ‘Origem’ carrega em si a simbologia da nascente, do princípio das coisas, da pulsão de vida e da própria invenção da fotografia. Por isso, a mostra é provocativa no sentido de que os trabalhos soam enigmáticos e necessitam mais do que um simples olhar ligeiro”, explica Chiodetto.

Em alguns trabalhos, há a percepção de um processo dolorido que nos leva a aceitação da nossa vulnerabilidade. Esse é o caso do trabalho “Fluxos Latentes”, de Khaori Wakamatsu. A fotógrafa quis suscitar o presente através dos vestígios do passado que fez parte de uma história que ainda continua viva, mas em estado latente. O local escolhido para tal resgate foi onde ela passou grande parte da sua infância: nas terras onde a família deu início a sua história. “De volta ao local, após tantos anos, observei que toda a matéria que sustentava o enredo de uma história já não existe mais”, diz.

Monica Cavalcante, por sua vez, tomou como base as fotografias do casamento de seus pais para mostrar ao público a sua própria origem. Para esse projeto, ela retirou a imagem do pai, com quem ela perdeu contato após a separação, como forma de simbolizar o vazio deixado por ele em sua vida.


Já as fotografias que compõem o projeto “O Motorista”, de Cris Porcelli, retratam sua origem e também a origem da profissão de seu pai, que é motorista há mais de 30 anos. O trabalho apresenta uma unidade visual onde o tempo passa e esse personagem permanece com seus gestos e quase com uma obcessão por ser fotografado com seus carros. “Trata-se de uma homenagem e uma forma de chamar a atenção para pessoas que dedicam quase que uma vida inteira a uma única atividade, algo tão essencial no nosso dia a dia. Será que damos a devida importância e valor a essas profissões?”, indaga-se a fotógrafa.

A origem e a sua relação com a natureza também poderão ser vistas na mostra. As fotografias de Socorro Neves apresentam, de forma subjetiva, uma reflexão sobre a importância da água e de como nós não podemos viver sem ela. A figura do tronco retorcido, em meio a paisagens secas, representa todos nós, na busca por esse bem tão escasso.


Processo criativo

Alex Lipszyc, Diretor de Ensino da Panamericana Escola de Arte e Design, explica que todas as etapas pelas quais os alunos passaram, incluindo a seleção final das fotografias pelo curador, foram importantes para que eles aprimorassem o que é visto em sala de aula a partir de uma abordagem prática. E isso inclui também a impressão das imagens. “Entendemos que trazer a impressão para o processo criativo da fotografia é uma forma de tornar esse projeto ainda mais completo”, explica.

Além disso, todas as imagens da Exposição Origem farão parte do Fotolivro homônimo, produzido pela Digipix, que consolida a parceria com a Escola pelo terceiro ano para as exposições fotográficas. Os fotolivros serão entregues aos alunos/fotógrafos, como forma de eternizar seus trabalhos mesmo após o término da mostra, e também poderão ser vistas pelo público em geral durante todo o evento.

A Exposição Origem é gratuita e poderá ser visitada até o dia 11 de dezembro, de segunda a sexta, das 9h às 21h, e sábado, das 9h às 12h. Fechado aos domingos e feriados.

Alunos que fazem parte da mostra: Ana Carolina Ribeiro, Cris Porcelli, Daniel Zago, Débora Varanda, Fá Botelho, Fernanda Klee, Flávia Bustamante, Iris Carvalho, Isa Pisciotta, Janaisa Cantele, Juliana Suzuki, Karine Mie, Kelly Andrade, Khaori Wakamatsu, Luciana Donato, Marcelo Hein, Matheus Palmeira, Mayara Maximilla, Melissa Loretto, Monica Cavalcante, Ná Sarges, Nicole Sonder Rouben, Ricardo Tokugava, Socorro Neves e Solange Gonzaga Quiroga.

SERVIÇO:

Exposição "Origem"
Período: 11 de novembro a 11 de dezembro
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 21h, e sábado, das 9h às 12h.
Local: Panamericana Escola de Arte e Design – Unidade Angélica – Av. Angélica, 1900.
Informações: Tel. (11) 3887.4200