segunda-feira, 11 de setembro de 2017

7 dicas para uma fotografia de rua mais significativa

setembro 11, 2017 | por Gabriela Brina

Embora seja preciso tempo para dominar as habilidades técnicas necessárias para se destacar na fotografia de rua,  o aspecto mais difícil do gênero é tentar descobrir o que você está tentando capturar.

É por isso que a fotografia de rua é um gênero onde a experiência é inigualável. Você pode se familiarizar com a captura de estranhos com facilidade, você pode aprender a tecnicamente capturar suas imagens perfeitamente, mas encontrar sua "voz" é algo que leva anos de experiência, exploração e organização de suas imagens.

O fotógrafo nova-iorquino James Maher escreveu para o site Digital Photography School um artigo com 7 dicas que ele considera essenciais para quem quer melhorar na fotografia de rua, confira:


1. Fotografe constantemente em áreas que você frequente e conheça

Pratique a fotografia de rua em áreas que você conheça. Se você conhece bem uma área, então você poderá descrevê-la bem nas suas fotografias. Você já saberá suas marcas, os recantos e caminhos estranhos, e o tipo de pessoas que vivem nas proximidades. Use a fotografia como uma forma de explorar sua área e retratá-la para outros.

Em última análise, melhorando, você poderá fotografar em áreas que você não conhece bem enquanto as explora. Isso é importante. No entanto, é preciso um fotógrafo muito habilidoso para poder ser transportado para um lugar desconhecido, pesquisar o local e poder tirar imagens penetrantes. Mais frequentemente do que se pensa, as imagens se sentirão turísticas para quem vive na área.

O melhor lugar para desenvolver sua voz fotográfica está perto de casa.

2. Pense nos tipos de imagens com as quais você se identifica

Qual das imagens que você capturou relaciona-se mais com você? Sua fotografia acabará se tornando uma representação de você e de como pensa, então não deixe de pensar em você e suas ideias enquanto fotografa. Tente fotografar o que você está pensando enquanto está lá.

Isso leva tempo para se desenvolver. Não é fácil simplesmente sair e fazer isso. Ao longo de anos de fotografia, você começará a se notar em suas imagens e então se tornará mais consciente dos momentos que transmitem quem você é.



3. Procure por constantes em seu trabalho e agrupe imagens com base em ideias e temas

Editar e revisar suas imagens é uma das maneiras mais eficientes de melhorar sua fotografia. É aqui que você consegue avaliar como melhorou e realmente desacelerar e pensar sobre o que você está tentando dizer. Isso lhe dará novas idéias sobre o que capturar e o que tomar cuidado.

Em uma nota semelhante, reveja as imagens de outros fotógrafos para ajudar a descobrir quais imagens você se relaciona. Não há forma melhor de inspirar seu trabalho do que encontrar imagens de outros que o inspiram.

4. Conte histórias ao invés de múltiplas imagens

Um dos pontos mais importantes na fotografia de rua é criar um corpo de trabalho consistente, independente das fotos terem sido tiradas na mesma área ou no mesmo conteúdo. As imagens se reproduzem para contar uma história.

Você pode pensar nessas ideias antes do tempo, mas é melhor sair e fotografar de forma consistente por um longo período de tempo, depois passar o tempo revisando e editando seu trabalho, mantendo sua mente aberta ao que as imagens lhe dizem. Você pode deixar as imagens orientá-lo para uma ideia.


5. Concentre-se em expressões e ideias mais do que pessoas interessantes que caminham pelas ruas

Frequentemente os fotógrafos de rua tem o costume de capturar imagens de pessoas caminhando pela rua onde nada está acontecendo. Tirar fotos como essas acabam sendo inevitáveis, uma vez que a fotografia de rua é muitas vezes instintiva e você tem que captar muitas imagens onde nada acontece para obter aquelas poucas que são realmente especiais.

Algo precisa acontecer na fotografia. É preciso ter uma ideia, uma emoção ou uma expressão.

Tente olhar nos olhos das pessoas antes de qualquer outra coisa. Os olhos são a chave para mostrar emoção, se você conseguir capturar uma expressão penetrante através dos olhos, então sua foto será significativamente melhor. Primeiro observe os olhos de um sujeito e espere que ele dê alguma olhada, não necessariamente para você, embora isso possa funcionar, mas em algo. Você quer ver um pensamento passar pela sua cabeça.

6. Pense sobre o que irá mudar e sobre como as pessoas verão suas fotografias em 20 anos

Quando você olha fotografias do passado, o que lhe interessa? Presume-se que para muitos de vocês as fotografias preferidas são as de pessoas, modas ou vitrines e não necessariamente de arquitetura ou paisagens.

As imagens do passado nos mostram como era a vida e nos faz pensar sobre nossas próprias vidas dessa maneira. No entanto, essas imagens provavelmente pareciam bastante padrão para os fotógrafos da época, quando foram capturadas pela primeira vez.

Assim como uma fotografia de uma vitrine da loja GAP pode parecer a coisa mais chata do mundo para você agora, ela também poderia ser facilmente uma das imagens mais fascinantes em 20 anos, quando tudo mudou. Pense em quantas pessoas têm uma fotografia de uma vitrine da GAP. Todo mundo tem uma fotografia do Chrysler Building, mas fotografias da vida cotidiana são muito mais raras.

7. Pense e reaja

A fotografia de rua é sobre pensar e reagir de forma instintiva. Infelizmente, essas duas ideias estão em desacordo um com o outro. Faça o seu pensamento enquanto você está editando e revisando seu trabalho. Pense sobre coisas quando você está caminhando, mas, finalmente, quando um momento se desenrola, desligue seu cérebro e reaja.