terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Resolução alta, muitos megapixels: Você precisa disso?

janeiro 31, 2012 | por Rodrigo Jordy

A primeira informação que vem à mente de quem vai comprar uma câmera é a da resolução. Ela está lá em destaque em 90% dos anúncios de câmeras em lojas, encartes ou qualquer outra forma de propaganda e invariavelmente leva os clientes a associarem esta informação como uma garantia de qualidade, quanto maior a resolução, melhor é a câmera. Será?

Canon A700, câmera de 6MP que me acompanha até hoje/CNET
A Sony acaba de lançar uma câmera com resolução de 18 megapixels. DEZOITO! Até hoje não me desfaço das minhas compactas de 6 e 8 megapixels e no final da matéria saberão porquê. Peguei este exemplo da Sony pois ele é sintomático, são as câmeras compactas de resolução mais alta já lançadas até hoje e, na cabeça do grande público, são as melhores câmeras, mas este grande público nem sabe o que é megapixel, o que é resolução. Megapixel é apenas uma unidade de medida, é o tamanho da foto, quanto maior o megapixel, maior será sua foto e há um contraponto nesta história que é o sensor: Quanto mais megapixels enfiarem nele, PIOR ficará a imagem gerada por ele.

Sony TX200, a câmera de 18 megapixels/Main Informática
Uma foto de aproximadamente 2 megapixels em formato 16:9 com tamanho de 1920x1080 pixels já preenche totalmente a tela de um computador ou de um monitor de TV Full HD e a grande maioria das pessoas não imprime suas fotos, é apenas para visualização no computador, então não precisariam de mais de 2MP a não ser que queiram imprimir um poster ou até um outdoor. Mas, se quiserem fazer recortes na foto, seria preciso uma maior resolução senão a foto seria arruinada, então, acho que 10 ou 12 megapixels já são mais do que suficientes para isso.

Canon A590, a compacta que uso no dia-a-dia e possui resolução de 8 megapixels/Camera versus camera

Assim fica fácil entender porque muitas pessoas compram novas câmeras mas percebem uma qualidade inferior às suas antigas, então por que as fabricantes de câmera produzem a cada ano modelos com resolução cada vez maior? Elas precisam vender a ideia que foi plantada de que quanto maior o número de megapixels, melhor é a câmera. E aí, devo me desfazer das minhas câmeras de 6 e 8 megapixels?

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Curso de Fotometria Avançada e Composição #2

janeiro 30, 2012 | por Resumo Fotográfico

Foto: Cid Costa Neto
O Resumo Fotográfico estará realizando nos dias 24 e 25 de março (sábado e domingo), em Belo Horizonte, a segunda edição do Curso de Fotometria Avançada e Composição em módulo intensivo.

O curso é destinado a fotógrafos que já têm conhecimento dos fundamentos básicos da fotografia, mas têm interesse em se aprofundar nas técnicas de fotometria e composição.

O curso será ministrado pelo fotógrafo e editor do blog Cid Costa Neto e terá a duração de 8h/aulas, entre técnicas, conceitos e prática.

Pré requisitos: Câmera SLR e conhecimento básico das técnicas fotográficas.
Carga horária: 8h/aula (4h teóricas e 4h práticas)
Data:  24 e 25 de março de 2011 (sábado e domingo)
Local: Hotel BH Palace, Av. Augusto de Lima, 1147, Belo Horizonte, MG


Conteúdo

Foto: Cid Costa Neto
Luz: Características da luz (tipos de fonte, direção, dura e suave, temperatura de cor). Conceitos da colorimetria.

Fotometria avançada: Avaliação tonal da cena (meio tom, tom claro, tom escuro); Técnicas de medição (fotometria matricial x pontual, fotômetro de mão, cartão cinza); Compensação de exposição.

Composição: Regras de composição, Conceitos de percepção visual (sentido de leitura da imagem, equilibrio, forma, diagonal, moldura, primeiro plano, corte e profundidade de campo.

Prática: Exercitar os conceitos técnicos estudados de forma orientada.


Programação

Dia 1 (sábado)
  • 08:00 – 09:55 Aula (Luz e fotometria)
  • 09:55 – 10:10 Intervalo
  • 10:10 – 12:00 Aula (Composição)
Dia 2 (domingo)
  • 08:00 – 12:00 Aula prática (exercitar as técnicas e conceitos)


Inscrições

Apostila do curso
Para se inscrever, basta efetuar o pagamento da taxa de inscrição conforme as opções fornecidas. 

Valores: R$210,00 (para pagamentos até o dia 10 de fevereiro); R$230,00 (até o dia 16 de março)

O que está incluso:
  • Apostila impressa e encadernada
  • Certificado de participação
  • Coffee-break

Formas de pagamento:

O pagamento deve ser efetuado através do sistema PagSeguro e pode ser parcelado em até 3x sem juros no cartão de crédito, em até 12x com juros ou com 3,86% de desconto através de boleto bancário ou débito online.

A inscrição será confirmada por e-mail em até 24h após o pagamento.


Cid Costa Neto, formado em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais com habilitação em Fotografia. É editor do blog Resumo Fotográfico e colaborador da Revista FVC. Para conhecer mais sobre o seu trabalho, acesse: www.cidcostaneto.com.br


Mais informações: (31) 8756-4128 ou contato@resumofotografico.com
Publicado em:     

Máquina do tempo: Polaroid Model 95

janeiro 30, 2012 | por Cid Costa Neto

Foto: Eugene Ilchenko / Flickr
A Polaroid Model 95 foi a primeira câmera com filme instantânea da história. Projetada por Edwin Land, foi introduzida no mercado a partir de 1948 pela Polaroid Corporation. 57 unidades foram fabricadas no primeiro lote, que foi esgotado no primeiro dia de vendas, na loja de departamentos Jordan Marsh, em Boston, durante as vésperas no Natal. O nome do modelo é devido a seu preço sugerido: 95 dólares.

O modelo fez tanto sucesso que permaneceu em produção, com apenas pequenas alterações até 1961. Foram fabricadas mais de 1,5 milhão de câmeras do Modelo 95, incluindo as suas variações, 95A e 95B. A primeira delas é reconhecível por ter um pino de mola como parte do visor, enquanto os posteriores têm uma armação de arame. Todos os modelos possuem construção em alumínio fundido e base dobrável.

O modelo original, fabricado até 1953, vinha com uma lente com distância focal de 135 milímetros, aberturas de f/11 para f/45 e velocidade do obturador de 1/8s a 1/160s. Ambos ajustes podiam ser controlados em um único mostrador.

Em 2008 o modelo foi classificado em sexto lugar entre as Top 20 Câmeras de Todos os Tempos, lista realizada pelo site Shutterbug.

Fontes:
  1. Polaroid Land Model 95. Camerapedia
  2. ILCHENKO, Eugene. Polaroid Land Camera Model 95: 64 Years of Instant Photography. Photography News
  3. SCHNEIDER, Jason. The Top 20 Cameras Of All-Time Countdown. Shutterbug.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Monica Bellucci por Ellen von Unwerth

janeiro 29, 2012 | por Natália Nunes

Monica Bellucci é uma das mulheres mais fotografadas por Ellen von Unwerth - o que, convenhamos, é uma predileção muito compreensível por parte da fotógrafa alemã. Desde que abandonou a carreira de modelo para ficar atrás da câmera, von Unwerth direcionou seu trabalho para uma temática essencialmente feminina.

Com ênfase em composições eróticas, provocativas e em constante flerte com o fetichismo, a mulher que Ellen gosta de retratar tem ares vintage, uma aura de glamour (muitas vezes, um glamour decadente) e, em especial, uma sensualidade deflagrada, ativa, feroz. A eroticidade que carrega o trabalho de Ellen von Unwerth não é acidental, pelo contrário, é o pilar da sua obra.

Além de se dedicar à fotografia de moda, ela também é famosa por fazer fotos para capas de álbuns de artistas como Duran Duran, Janet Jackson, All Saints, Dido, Britney Spears, Christina Aguilera e Rihanna.

Von Unwerth também é diretora de curtas e já fez diversos anúncios de moda e clipes musicais.

sábado, 28 de janeiro de 2012

What The Duck #35

janeiro 28, 2012 | por Resumo Fotográfico

© 2006 Aaron Johnson - Tradução: Cid Costa Neto

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Exposição de Rodrigo Zeferino estréia em São Paulo

janeiro 27, 2012 | por Resumo Fotográfico

Estréia nesse sábado (28), na Zipper Galeria, em São Paulo, a exposição "Terra Cortada", do fotógrafo mineiro Rodrigo Zeferino. Com curadoria de Eder Chiodetto, a mostra reune 14 fotos que evidenciam a intervenção do homem sobre a natureza das regiões montanhosas de Minas Gerais e que são literalmente cortados para a realização de obras de engenharia.

Segundo o artista, as cores das fotos fogem da realidade quando registradas com baixa velocidade do obturador da câmera, criando cenas pouco comuns na tradição da fotografia de paisagem. Os longos tempos de exposição vão de 30 segundos a 20 minutos.

“A luz está lá, e é exatamente daquela cor, mas como são luzes muito baixas, o olho não consegue ver. Só a fotografia dá conta de revelar” - comenta.

Outro destaquee da mostra, está na sua realização técnica. A impressão, feita a jato de tinta sobre papel algodão cria um efeito aveludado às imagens. Veja o catálogo da exposição

Foto: Rodrigo Zeferino / Divulgação

A exposição fica em cartaz até o dia 3 de março na Zipper Galeria, Rua Estados Unidos, 1494 e pode ser vista de segunda a sexta, de 10h às 19h e aos sábados, de 11h às 17h.

Fonte: Zipper Galeria

Cartão de memória XQD

janeiro 27, 2012 | por Rodrigo Jordy

A associação Compact Flash anunciou a criação de um novo padrão de cartões de memória, o XQD. Com capacidade de armazenamento de até 2 terabytes e velocidade de leitura e gravação de dados de até 125 MB/s tem na Sony sua primeira fabricante e surgiu junto à Nikon D4 que é a primeira e, até o momento, única câmera que suporta este tipo de cartão de memória.

XQD de 32gb/Divulgação Sony
Além dela, o leitor de cartão MRW-E80 e o adaptador QDA-EX1 para Express Card, ambos fabricados pela Sony, também possuem suporte a este cartão.

Adaptador QDA-EX1/Divulgação Sony
Os preços, por enquanto, não são nada animadores: 130 dólares para o XQD de 16gb; 230 dólares para o XQD de 32gb; e 45 dólares para o leitor MRW-E80 e para o adaptador QDA-EX1, cada.

Leitor MRW-E80/Sony Divulgação
Fontes: Imaging Resource e BH Photovideo

Workshop de fluxo digital no WB 2012

janeiro 27, 2012 | por Resumo Fotográfico

O fotógrafo mineiro Rodrigo Bressane é outra vez presença confirmada no Wedding Brasil, congresso que reunirá entre 21 e 26 de abril, em São Paulo, fotógrafos de casamento de todo o Brasil e de diversas partes da América Latina para workshops e palestras. 

Bressane, que integrou o time de palestrantes dos Workshops na edição 2011, retorna ao evento para conduzir, no dia 21 de abril, o workshop "Otimização e Excelência: da Captação à Pós-produção" sobre o tema fluxo digital.

O workshop irá tratar de todo o processo fotográfico de uma maneira bem prática. Os participantes poderão fotografar e retocar suas imagens à medida que Rodrigo ensina e dá dicas de iluminação para estúdio, direção de modelos, processamento de imagens em RAW e tratamento profissional de pele.

Segundo o fotógrafo, o grande diferencial desse workshop é sua metodologia, que possibilita a prática dos participantes em todas as etapas - da captação das imagens ao tratamento, com técnicas usadas na publicidade. "Os participantes do workshop colocam a mão na massa durante o curso e não apenas levam aquele monte de teorias para casa. Isso modifica o olhar e transparece em sua fotografia no mesmo dia", afirma Bressane. Inscreva-se para esse WS no site do evento: www.weddingbrasil.com.br.

Conheça melhor:

Rodrigo Bressane é referência entre os nomes da fotografia contemporânea. Com foco nas áreas de publicidade e moda, seu trabalho também abrange projetos experimentais, para os quais dedica boa parte do seu tempo. Atualmente, Bressane dedica-se ao seu estúdio onde trabalha com design e fotografia de moda, publicidade e produtos; além de atuar como instrutor de fotografia, processamento digital e pós-produção e ministrar workshops em seu estúdio e em todo o país. 

Rodrigo Bressane / Divulgação

Assessoria de Imprensa Editora Photos


Leia entrevista com Rodrigo Bressane para o Resumo Fotográfico.
Publicado em:     

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Prêmio FCW de Arte está com inscrições abertas

janeiro 26, 2012 | por Resumo Fotográfico

A Fundação Conrado Wessel (FCW) está com inscrições abertas para a 10ª edição do Prêmio FCW de Arte. Os fotógrafos interessados poderão concorrer com Ensaio Fotográfico (publicado ou inédito), comprovadamente produzido entre 1.º de janeiro de 2009 e 15 de dezembro de 2011.

Os candidatos poderão se inscrever com apenas um ensaio, com o tema “BRASIL CONTEMPORÂNEO”, composto por um mínimo de 10 imagens. Uma comissão julgadora, constituída por alguns dos maiores especialistas em fotografia no Brasil, selecionará os 15 melhores trabalhos, que integrarão um livro comemorativo da premiação. Desses finalistas, serão escolhidos os três vencedores, que receberão prêmios nos valores de R$ 114,3 mil (1.º colocado) e R$ 42,8 mil (2.º e 3.º colocados).

As inscrições para a 10.ª edição do Prêmio FCW de Arte podem ser feitas até o dia 09 de março de 2012. A ficha de inscrição e o regulamento completo estão disponíveis no site da Fundação Conrado Wessel (www.fcw.org.br).

O resultado final do concurso será divulgado em março de 2012 e a cerimônia de premiação ocorrerá em 25 de junho, na Sala São Paulo, juntamente com a entrega do Prêmio FCW de Ciência, Cultura e Medicina.

Grandes nomes da Fotografia

Ao longo de sua história de 10 anos, o Prêmio FCW de Arte já contemplou alguns dos maiores nomes da fotografia nacional. Os vencedores das edições anteriores foram: Alexandre Salgado, André Fraçois, Andréas Heiniger, Bob Wolfenson, Gustavo Lacerda, Felipe Hellmeister, Francilins Castilho Leal, Gui Mohallem, João Castilho Leal, José Luiz Pederneiras Barbosa, Júlio Bittencourt, Kenji Arimura, Lalo de Almeida, Leonardo Vilela, Márcia Ramalho, Maurício Nahas, Paulo Veiner, Ricardo Cunha, Ricardo de Vicq, Tadeu Vilani e Tiago Santana.

Sobre a FCW

A Fundação Conrado Wessel (FCW) foi criada em 1994, após o falecimento do fotógrafo Ubaldo Augusto Conrado Wessel, que explicitou em testamento seu desejo de criar uma fundação voltada para a filantropia, o fomento e apoio às atividades culturais, artísticas e científicas no Brasil. A Fundação distribui, anualmente, desde 2003, mais de R$ 1,2 milhão em prêmios, por meio dos Prêmios FCW de Arte, Ciência, Cultura e Medicina.

A FCW também contribui com cinco entidades indicadas pelo seu instituidor. São elas: Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo, Exército da Salvação, Aldeias Infantis SOS Brasil, Fundação Antonio Prudente e a Associação Escolar Benjamim Constant. Além disso, outras entidades são selecionadas todos os anos para a doação de cestas natalinas em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo.

Divulgação


Informações: WN&P Comunicação
Tel. (11) 5095.2660
Contato: Daniel Padilla (daniel.padilla@wnp.com.br)

"Refraktion" por Markus Reugels

janeiro 26, 2012 | por Cid Costa Neto


O fotógrafo alemão Markus Reugels, 33 anos, cria na série "Refraktion" belas imagens através de gotas d'água. A ideia urgiu quando viu uma foto do homem-aranha refletida em uma gota.

Reugels é fotógrafo amador há apenas três anos e trabalha como instalador de pisos de madeira. Com o tempo, o hobby ganhou cada vez mais espaço em sua vida.

O resultado das imagens é obtido através de sincronismo em alta velocidade, para capturar o momento exato em que a gota cai em frente a imagem.
"A luz, a distância do mapa, tudo precisa estar perfeito. O elemento mais importante é a luz, porque ela dá profundidade à gota."








Para conhecer mais sobre o trabalho de Markus, acesse: www.markusreugels.de

Fonte: BBC Brasil

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

What The Duck #34

janeiro 25, 2012 | por Resumo Fotográfico

© 2006 Aaron Johnson - Tradução: Cid Costa Neto

3ª Mostra São Paulo de Fotografia

janeiro 25, 2012 | por Resumo Fotográfico

Divulgação
Estréia nessa quarta-feira (25) a 3ª edição da Mostra São Paulo de Fotografia. São mais de 30 exposições de 79 fotógrafos convidados. Foram ampliadas ao todo 1225 fotos expostas em 37 pontos diferentes da Vila Madalena.

O evento terá 4 aberturas diferentes: 16h Walter Firmo no Espaço Ophicina; às 19h no Armazem Piola será inaugurada a coletiva da Veja SP, publicação parceira da Mostra e na sequencia, um pouco mais para baixo da Rua Aspicuelta, Carlos Dadoorian apresenta um trabalho sobre os atentados contra homossexuais na Avenida Paulista na Galeria Ímpar. No Posto 6 acontece a abertura oficial do evento, que vai até o dia 19 de fevereiro.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Fotógrafo é impedido de fotografar em área externa de museu

janeiro 24, 2012 | por Cid Costa Neto

Foto: Prefeitura de Belo Horizonte / Reprodução
Inaugurado em 1943, o Museu Histórico Abílio Barreto, em Belo Horizonte - cujo conjunto arquitetônico compreende casarão secular construído em 1883, sede da antiga Fazenda do Leitão - segundo consta no site da prefeitura, tem como finalidade "tornar público o acesso aos bens culturais preservados, fomentando a participação dos cidadãos na construção da memória e do conhecimento sobre a cidade". 

Esse principio, no entanto, foi colocado em questão no ultimo sábado (21), quando o fotógrafo Fernando Reis, foi impedido por seguranças da instituição de realizar um book de gestante, nas áreas externas do museu, onde são abrigados exemplares históricos do bonde elétrico e da locomotiva a vapor, que já foram utilizados na capital mineira. 

"Ao chegar com o equipamento, o segurança disse que precisava pegar autorização. Ao me dirigir a secretaria, fui informado da taxa" - relatou Reis.

A Associação dos Amigos do Museu Histórico Abílio Barreto – AAMHAB, "uma entidade civil, sem fins lucrativos, que tem por objetivo proporcionar a participação da comunidade nas atividades do Museu", tem cobrado desde o início do mês de Janeiro, uma taxa de R$100,00 para autorizar a fotografia nas áreas externas do museu, sejam elas para fins pessoais ou comerciais.

Segundo Roger Vieira, responsável pela administração da área externa da instituição, as taxas são utilizadas para manutenção e ações que beneficiam o museu.

Antigo bonde em exposição da área externa do museu (Foto: Angelo Avila / Agência Geraes)


Um dos pontos turísticos de Belo Horizonte, há muitos anos o museu serve de cenário para ensaios fotográficos de profissionais e amantes da fotografia. Qual a sua opinião a respeito dessa limitação ao espaço público? Deixe seu comentário.
   

Estúdio sem Segredos

janeiro 24, 2012 | por Resumo Fotográfico

O fotógrafo Daniel Magalhães, que é professor na Escola de Imagem em Belo Horizonte e colunista da revista Photos & Imagens, é um dos palestrantes da edição 2012 do Wedding Brasil, congresso que acontecerá em São Paulo entre os dias 21 e 26 de abril.

Com o workshop “Estúdio sem Segredos”, que acontecerá no complexo BurtiHD de estúdios, Daniel promete mostrar como desenvolveu seu repertório na fotografia e como mudou seu estilo e as formas de aproveitar a luz.

“Apresentarei equipamentos de iluminação utilizados para vídeo que podem ser empregados na fotografia, técnicas eficazes de iluminação de pessoas e como utilizar este grande recurso para criar emoção em suas fotos e transformar qualquer ambiente”, adianta Daniel, que tem experiência nos vídeos e na fotografia de retratos, books, moda e casamentos.

Daniel conduzirá os participantes de seu workshop a extraírem o máximo dos flashes de estúdio e dos dedicados e a obter o controle nas luzes contínuas. “Estúdio sem Segredos” acontecerá no dia 22 de abril, das 9h às 18h. Inscreva-se para esse WS no site do evento: www.weddingbrasil.com.br

Conheça melhor:

Os primeiros passos de sua carreira, Daniel Magalhães deu clicando books. Foi nesta época também que aprendeu uma lição que levaria para toda a vida: “quando presente em uma foto, o ser humano se torna o elemento mais importante dela. Não importa a situação”.

“Desde então, decidi que fotografar pessoas seria o meu grande objetivo na fotografia e aprender a iluminar este ‘elemento’ da imagem se tornou meu grande desafio. Com a luz, posso transformar o ambiente frio do estúdio em um lugar cheio de emoção para um casal ou um parque abandonado em um local cheio de glamour para um ensaio de moda”, destaca Daniel.

Foto: Daniel Magalhães


Assessoria de Imprensa Editora Photos


Leia entrevista com Daniel Magalhães para o Resumo Fotográfico.
Publicado em:     

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Exposição de Rogich Vieira estréia em Sorocaba

janeiro 23, 2012 | por Resumo Fotográfico

 Estreou nessa segunda-feira (23), na Oficina Cultural, em Sorocaba, a exposição fotográfica "Rogich Vieira e seu amor por Sorocaba - Da Fotografia à Pesquisa Histórica". A mostra de mais de 400 fotos tem a curadoria da bailarina Ismênia Rogich, filha do homenageado.

Divulgação
Falecido em dezembro de 2002 com 72 anos, um dos intelectuais mais queridos de Sorocaba, Porphirio Rogich Vieira foi professor, historiador, pesquisador, fotógrafo e autor de sete livros publicados. 

A exposição fica em cartaz até o dia 11 de fevereiro e pode ser vista  de segunda a sexta, das 13h às 21h e aos sábados, das 13h às 17h30. A Oficina Cultural "Grande Otelo" fica na Rua Cesário Mota, s/n.

Informações: (15) 3224-3377. 

Fonte: VIVAcidade

Máquina do tempo: Ur-Leica

janeiro 23, 2012 | por Cid Costa Neto



A Ur-Leica foi um protótipo de câmera 35 milímetros, projetada por Oskar Barnack entre 1913 e 1914 e que serviu mais tarde, de modelo para o desenvolvimento da série de câmeras Leica que entrou no mercado na década de 1920, produzidas pela empresa alemã de equipamentos ópticos Ernst Leitz GmbH - muito famosa pela produção de microscópios - onde Barnack trabalhava.

A lente utilizada no modelo era a mesma usada nos microscópios. O obturador possuía velocidade única de 1/40s e o filme era o mesmo utilizado no cinema da época, porém com o tamanho duplicado. O fotograma do cinema era de 12x36mm e o da Leica 24x36mm.

O exemplar é guardado como um tesouro, na sede da empresa, em Solms, na Alemanha e tratada quase como um objeto sagrado.



Fontes:
  1. Ur-Leica. Camerapedia
  2. COLOMBO, Roberto. Leica: fabbrica di Solms e prova S2. FotografiDigitali.it

domingo, 22 de janeiro de 2012

Fotógrafa cria ensaios sensuais com bonecas

janeiro 22, 2012 | por Resumo Fotográfico


Formada em Marketing e Design, a  estudante de especialização em fotografia Catarina Paulino cria ensaios fotográficos sensuais desde o final de 2011. Tudo normal, se as modelos não fossem bonecas. Através do projeto “Naked Dolls”, a fotógrafa de Belo Horizonte explora a sensualidade das formas humanas através dos brinquedos.
“Comecei com um projeto autoral onde o tema era 'Meus brinquedos e suas aventuras'. Fã de 'toys' não podia deixar de 'convidá-los' a participar das minhas fotos. Até que um dia, tirando fotos de uma das minhas Barbies, comecei a reparar como ela podia ser sensual e como eram similares as curvas do corpo da boneca com as do corpo feminino.”

O processo que surgiu por acaso, tomou corpo de projeto e ganhou site próprio, através do Tumblr. Segundo a artista, a ideia é provocar a imaginação de quem vê.
“Primeiro escolho uma das bonecas da minha coleção, depois que ela se transforma em minha modelo, estudo suas característica e começo a pensar no tema, cenário, poses e em qual mensagem quero passar. Depois de prontas, as fotos vão para o tumblr que fiz especialmente para esse projeto. Mesmo estando no início do projeto já deu pra perceber que muitos conseguem enxergar nas fotos mais do que uma simples boneca nua...e é essa a intenção, brincar com imaginário das pessoas!”

Ainda em 2011, um calendário produzido pelos fotógrafos argentinos Breno Costa e Guilherme Souza, a boneca Barbie aparece nua com outra boneca em uma sessão de fotos na praia, em poses que parecem ter sido inspiradas nas revistas masculinas. Apesar da nudez da boneca, no entanto, o ensaio tinha pouco apelo sensual.

Esse fetishe em torno das bonecas é explicado por Baudrillard, no livro A Sociedade de Consumo e citado por Rui Pedro Fonseca em “A arte como discurso”, onde se representa pela sua função em ser continuadamente vestida e despida, coberta e descoberta como um jogo apropriado pelo universo feminino, uma vez que a boneca é o reflexo desses atributos próprios:
“É uma boneca sexuada, um brinquedo de manipulação infantil e ao mesmo tempo manipulável enquanto sexo” - cita Baudrillard.


Para ver mais imagens de Naked Dolls, acesse: nakeddolls.tumblr.com

sábado, 21 de janeiro de 2012

Abertas inscrições para workshops do Foto em Pauta 2012

janeiro 21, 2012 | por Cid Costa Neto

Já estão abertas as inscrições para os workshops do festival Foto em Pauta Tiradentes 2012 que será realizado entre 14 e 18 de março, na cidade mineira de Tiradentes.

Veja as programações dos workshops confirmados:

Mais informações: fototiradentes@gmail.com

Foto: Iatã Cannabrava / Divulgação

Publicado em:     

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Objetivas Sigma para sistemas mirrorless

janeiro 20, 2012 | por Rodrigo Jordy

Durante a CES a Sigma lançou suas primeiras objetivas desenvolvidas especialmente para os sistemas mirrorless Micro 4/3 de Olympus e Panasonic, e E-Mount das Sony NEX criando sua série de lentes DN (Digital Neo). São duas objetivas de distância focal fixa e relativamente claras: 19mm f/2.8 EX DN e 30mm f/2.8 EX DN. Respectivamente 28.5 e 45mm para Sony NEX e 38 e 80mm para Micro 4/3.

19mm f/2.8 EX DN
30mm f/2.8 EX
A 19mm possui abertura mínima f/22; distância focal mínima de 20cm; construção interna de 8 elementos em 6 grupos; diafragma com 7 lâminas; o diâmetro do filtro é de 46mm; e pesa 140 gramas.
A 30mm possui abertura mínima f/22; distância focal mínima de 30cm; construção interna de 7 elementos em 7 grupos; diafragma com 7 lâminas; o diâmetro do filtro é de 46mm; e pesa 135 gramas.

A marca Kodak pode sobreviver à falência?

janeiro 20, 2012 | por Resumo Fotográfico

Antes mesmo da empresa Kodak oficializar o seu pedido de concordata, o blog PetaPixel havia levantado a hipótese de que a marca pode sobreviver à queda da empresa, citando o artigo publicado pela CNNMoney:

"A marca Kodak (não suas patentes) poderia facilmente gerar mais que o dobro do preço de vendas da Polaroid", disse Jamie Salter, o CEO da Authentic Brands. "Há um monte de categorias que a Kodak poderia ter seu nome. As pessoas se sentem muito confortáveis ​​usando papel Kodak", disse Salter.

Em 2009, a marca Polaroid foi vendida por US $ 88 milhões, depois que a empresa declarou falência em no ano anterior. 

Fonte: PetaPixel (via CNN Money)
Foto: Rubin Starset / Flickr
   

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Kodak entra com pedido de concordata

janeiro 19, 2012 | por Cid Costa Neto

A Kodak anunciou nessa quinta-feira (19), através do seu site oficial, que apresentou perante tribunal do estado americano de Nova York, um pedido de concordata para reorganizar seus negócios. A empresa, fundada em 1888 e com sede em Rochester, é uma das companhias mais importantes na história da fotografia e vem enfrentando inúmeros problemas financeiros nos últimos anos.

A Kodak e suas subsidiárias nos EUA pretendem continuar as operações normais de negócios durante a reorganização e continuará a servir seus clientes e honrar seus compromissos com funcionários e fornecedores. Foi informado ainda que as subsidiárias fora dos estados Unidos não fazem parte do arquivamento e por isso não estão sujeitas a processo judicial e continuarão funcionando normalmente.

Sede da Kodak em Rochester, Nova York / Reuters

Fontes: Veja e Kodak
   

O Olhar de Jonne Roriz

janeiro 19, 2012 | por Resumo Fotográfico

O Salvador Foto Clube estará realizando no dia 25 de janeiro, no Café Ciranda, em Salvador, um bate-papo com Jonne Roriz, fotógrafo exclusivo do jornal O Estado de São Paulo há 11 anos.

Roriz iniciou sua carreira em 1994, com coberturas de acontecimentos de repercussão nacional e internacional em Salvador, para jornais revistas e agências de notícias como, Folha de São Paulo, O Estado de S.Paulo, O Globo, Lance, jornal A Tarde, Veja, Agência Coperphoto, Agência Estado, Associated Press, entre outros.

Participou de grandes coberturas como os terremotos do Haiti e Chile em 2010, a passagem do furacão Katrina em New Orleans e a chegada do Papa Bento XVI ao Brasil. A fotografia esportiva está entre as suas especialidades. As principais coberturas na sua carreira são: GPs de Formula 1, mundiais de natação e atletismo, Jogos Pan Americanos da República Dominicana - 2003, Olimpíadas de Atenas - 2004, Copa do Mundo de Futebol da Alemanha - 2006, Jogos Pan Americanos do Rio de Janeiro – 2007, Olimpíadas de Pequim – 2008, Copa do Mundo de Futebol na África – 2010 e Jogos Pan Americanos de Guadalajara – 2011.

O Café Ciranda fica na Rua do Boi, 131, Rio Vermelho. O bate-papo terá início às 19:30h. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas através do e-mail: olharde@salvadorfotoclube.com

Foto: Jonne Roriz / Divulgação


Para conhecer melhor o trabalho de Jonne Roriz, acesse: www.jonneroriz.com
   

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Exposição de Brassaï em Belo Horizonte

janeiro 18, 2012 | por Cid Costa Neto

Estréia nessa quarta-feira (18), na Galeria de Artes Visuais do Oi Futuro, em Belo Horizonte, a exposição "Paris la Nuit", de Brassaï, pseudônimo do fotógrafo húngaro Gyula Halász (1899-1984). Na série, uma visão única da vida noturna parisiense durante a década de 1930, apresentada em cenas externas e também em ambientes fechados.

A mostra fica em cartaz até 1º de abril e pode ser vista de terça a sábado, das 11h às 21h e aos domingos, das 11h às 19h. A entrada é franca. A Galeria do Oi Futuro está localizada na Avenida Afonso Pena 4001 - Mangabeiras
. Informações: (31) 3229 3131
"Foggy Paris" (1934)