sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Livro de Valdemir Cunha revela regiões do litoral brasileiro

outubro 11, 2013 | por Resumo Fotográfico

Brasil Litoral apresenta sete regiões que a maioria nem imagina existir


Valdemir Cunha, um dos mais renomados fotógrafos brasileiros especializados em imagens que retratam o meio ambiente, natureza e viagens, lança em outubro, pela editora Origem, Brasil Litoral, um misto de livro de arte/fotografia com literatura de viagem. O livro mostra lugares em nossa costa que ainda guardam beleza primária e riquezas escondidas. Lugares em que se percebe a herança deixada pelos grandes navegadores e sua relação com o mar e resquícios da cultura do povo que já estava aqui antes da ”dita” descoberta do Brasil.

Brasil Litoral é o segundo da série Lugares do Brasil, iniciada em 2011 com o lançamento de Brasil Natural, que exibia paisagens e riquezas naturais captadas em sete parques nacionais localizados em oito estados brasileiros. Dessa vez, o trabalho de Valdemir esteve focado em sete regiões que revelam a diversidade cultural e geográfica de nossa costa. Lagamar (PR e SP), Costa Verde (SP e RJ), Costa do Cacau (BA), Foz do Rio São Francisco (SE e AL), Costa do Sal (RN), Delta do Parnaíba (PI e MA) e Reentrâncias Maranhenses (MA).

 “Brasil Litoral surge precisamente no momento em que a exploração sustentável do patrimônio natural brasileiro – da qual o turismo é uma das atividades mais representativas – se firma como uma das questões-chave para a transformação do Brasil num país engajado nas questões ambientais.” - observa o fotógrafo.

Brasil Litoral traz textos do escritor e jornalista Xavier Bartaburu com informações importantes para que o leitor conheça, valorize e preserve as belezas do país. “O livro aborda detalhes sobre a população, geografia e características naturais de cada região, ilustradas com belas imagens e mapas com padrão de cartografia internacional”, conta Valdemir. Além disso, trata-se de uma excelente ferramenta educacional, que servirá também de estímulo para que as pessoas viajem e conheçam melhor o Brasil”, finaliza.

Sobre Valdemir Cunha

Este ano, Valdemir completa 20 anos de atividades ligadas ao meio ambiente e ecologia. Trabalhou durante seis anos na Editora Abril como editor de fotografia das revistas Terra e Viagem & Turismo. Viajou por mais de 80 países produzindo imagens para esses títulos, bem como para outros da Abril.

De 2001 a 2009 foi responsável pelo Departamento de Fotografia da Editora Peixes. Como executivo da empresa, coordenou o departamento de fotografia, além de ter acumulado o cargo de editor executivo da revista Os Caminhos da Terra. Em 2006, começou a produzir livros, lançou Retratos do Brasil, uma coletânea de cenas brasileiras. No ano seguinte foi a vez de Pantanal: O Último Éden. Em 2008, Brasil Genial da Oficina de Agosto e Mãos Preciosas: O Artesanato do Ceará. Em 2009, mais dois: Tietê: um rio de várias faces e A Paisagem e o Olhar. Paraíba do Sul: um rio de histórias foi o projeto de 2010; seguido por Brasil Natural, em 2011; Brasil Invisível, no ano passado; e agora Brasil Litoral. A partir de 2010 passou a atuar como publisher da Origem e Brasil Natural foi o primeiro livro lançado com o selo de sua editora.

Sobre o patrocinador

A ThyssenKrupp desenvolve negócios no Brasil desde 1837 e emprega atualmente mais de 19 mil colaboradores em todas as regiões do país. A empresa é referência no desenvolvimento de tecnologias e materiais para os segmentos automotivo, de energia, aeroespacial, mineração, cimento, química e petroquímica e defesa, entre outros. No mundo, a ThyssenKrupp tem 150 mil colaboradores em mais de 80 países trabalhando no desenvolvimento de soluções que visam o progresso sustentável a partir da inovação e do desenvolvimento de novas tecnologias. Com experiência em engenharia nas áreas de mecânica, industrial e de serviços, a empresa proporciona aos clientes uma vantagem competitiva em custo e eficiência na fabricação de produtos. No ano fiscal de 2011/2012, a ThyssenKrupp apresentou faturamento global de 40 bilhões de euros.

“Temos orgulho em apoiar esta iniciativa, que ajuda a revelar a inesgotável riqueza da natureza brasileira e das populações tradicionais que nela habitam, servindo de inspiração para as novas gerações valorizem o patrimônio ambiental do país.” - Michael Höllermann, CEO ThyssenKrupp Brasil


FICHA TÉCNICA

Livro: Brasil Litoral
Autor: Valdemir Cunha
Editora: Origem
Número de páginas: 216
Patrocinador: ThyssenKrupp
Preço sugerido: R$ 88,00

SERVIÇO

Lançamento em Belo Horizonte*
Local: Livraria Quixote
Endereço: Rua Fernandes Tourinho, 274 – Bairro Savassi – Belo Horizonte/BH
Data: 24/10/2013, quinta-feira
Horário: 18h às 21h
Entrada franca
*A livraria vai promover um bate-papo com Valdemir Cunha sobre a produção do livro.

Lançamento em São Paulo
Local: Livraria da Vila
Endereço: R. Fradique Coutinho, 915 –  Vila Madalena – São Paulo/SP
Data: 12/11/2013, terça-feira
Horário: 18h30 às 21h30
Entrada franca

Lançamento em Curitiba
Local: Livraria da Vila
Endereço: Av. do Batel, 1.868 (Shopping Pátio Batel) – Bairro Batel – Curitiba/PR
Data: 29/11/2013, sexta-feira
Horário: 18h30 às 21h30
Entrada franca

Mais informações sobre Valdemir Cunha e Editora Origem nos sites: www.valdemircunha.com.br  e/ou  www.editoraorigem.com.br

Publicado em: