segunda-feira, 28 de abril de 2014

Livro celebra 100 anos de Luiz Gonzaga

abril 28, 2014 | por Resumo Fotográfico

Livro em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga retrata o universo de Gonzaga, a partir de sua identificação com o sertão, particularmente a região do Pernambuco e do Cariri cearense, que é culturalmente uma das mais representativas da cultura popular do Nordeste. 

Exu, onde Luiz Gonzaga nasceu, foi o ponto de partida para sua carreira artística, é também o ponto de partida do livro, que reflete o que podemos chamar de Céu de Gonzaga.

O fio condutor é o homem Luiz e o lugar onde ele nasceu, passou sua infância, descobriu o mundo e construiu a sua obra.

O livro conta com o ensaio fotográfico realizado pelo fotógrafo Tiago Santana, e os textos do jornalista e escritor Audálio Dantas, repetindo assim a dupla de sucesso no livro O Chão de Graciliano(Ed. Tempo d’Imagem, 2006) - livro que recebeu, entre outros prêmios, o APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prêmio Conrado Wessel, em 2007. O livro tem apoio cultural do Governo do Estado do Ceará e do Governo do Estado de Pernambuco.

“Ainda hoje, e creio que por muito tempo, ou para sempre, escutaremos sua voz trovejante e veremos seu semblante altivo toda vez que andarmos pelos lugares do Brasil. Cidade grande e interior, interior e cidade grande, Luiz Gonzaga andará sempre com a gente por ai.” - Gilberto Gil

Os autores

Tiago Santana, fotógrafo, atua desde 1989, desenvolvendo ensaios pelo Brasil e América Latina. Em 1994 recebeu a Bolsa Vitae de Artes com o projeto Benditos, livro homônimo publicado em 2000; e o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, em 1995. Em 2007 ganhou os Prêmios Conrado Wessel de Ensaio Fotográfico e APCA, pelo ensaio O Chão de Graciliano, livro realizado em parceria com o jornalista Audálio Dantas. Ganhou o Prêmio O Melhor da Fotografia no Brasil em 2007, 2008 e 2009. Em 2010 recebeu o Prêmio Porto Seguro Brasil de Fotografia. Tem trabalhos publicados em revistas e livros no Brasil e no exterior. Sua obra integra importantes acervos e coleções de fotografia. Em 2011 foi o segundo brasileiro a ter seu trabalho publicado na coleção de fotografia francesa Photo Poche. Organizou diversas exposições e festivais de fotografia no Brasil. É fundador da editora Tempo D'Imagem.

Audálio Dantas, jornalista, escritor e autor de mais de 10 livros, entre eles, As duas guerras de Vlado Herzog (Grupo Record/Civilização Brasileira), Prêmios Jabuti (Câmara Brasileira do Livro) e Juca Pato (União Brasileira de Escritores); Tempo de reportagem (Leya); O menino Lula (Ediouro) e O Chão de Graciliano, com fotografia de Tiago Santana (Tempo d’Imagem), Prêmio APCA 2007. Fez a compilação do diário da escritora Maria Carolina de Jesus, resultando no livro Quarto de despejo, obra já traduzida para 13 idiomas. Atuou em diversas entidades profissionais e culturais. Em 1981 recebeu prêmio da ONU por seu trabalho na área de direitos humanos. É presidente da Comissão da Verdade, Memória e Justiça dos Jornalistas Brasileiros e diretor-executivo da revista Negócios da Comunicação.

FICHA TÉCNICA:

Céu de Luiz
Autores: Tiago Santana (fotografias) e Audálio Dantas (texto)
Número de páginas: 156
Textos de apresentação: Danilo Santos de Miranda e Gilberto Gil
Formato: 28 x 28 cm
Preço: R$ 90,00
Editora: Tempo d’Imagem e Edições Sesc São Paulo

SERVIÇO:

Lançamento do livro
Data: 29 de abril de 2014, às 20h
Local: Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93
Informações: (11) 3871-7700
Na ocasião haverá uma aula-show sobre Luiz Gonzaga com o músico Zé Miguel Wisnik.
Evento gratuito. Retirada de ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria da unidade.
Publicado em: