sábado, 2 de maio de 2015

Mundo Líris promove nova mostra coletiva

maio 02, 2015 | por Resumo Fotográfico

Mundo Líris, plataforma de desenvolvimento artístico e desdobramento de projetos, inaugura a exposição Distâncias Sutis, na Casa das Rosas. Formado por 10 fotógrafos - Beatriz Pontes, Bernardo Dorf, Daniele Queiroz, Flávia Tojal,Helena Rios, Luciana Mendonça, Marcelo Guarnieri, Márcio Távora, Marina Piedade e Renata Angerami -, além de Marcelo Greco, que atua também como orientador, o grupo exibe aproximadamente 30 imagens e alguns elementos de seus processos criativos. A distância entre os mundos interno e externo - relação intrínseca à criação artística -, e a distância entre imagem e palavra perfazem o universo apresentado na mostra.

Após o recente lançamento da publicação impressa Líris #1, os artistas se reúnem novamente na exposição Distâncias Sutis, cujo escopo aborda a cidade e seu caráter perturbador. “Pela projeção de nossos desejos e pela ilusão de que o ‘lá’ seja melhor que o ‘aqui’, criamos nosso relevo emocional na cidade, que se modifica perante nossos olhos a todo instante.”, comenta o grupo. Neste contexto, cada fotógrafo exibe uma visão particular sobre o tema, com fotografias, desenhos, colagens, obras feitas com técnicas mistas, além de alguns textos.

Ainda, alguns objetos utilizados no processo criativo serão expostos, evidenciando pequenos rastros significativos para a concepção de cada trabalho. Citando alguns desses itens, temos cadernos de anotações, croquis, carimbos, instrumentos de desenho como penas de nanquim, arquivos pessoais, livros que serviram como referência e inspiração para os fotógrafos, entre outros.

Ao longo dos últimos 10 anos, o Mundo Líris – grupo de estudos iniciado por Marcelo Greco para discutir e pensar a imagem como forma de expressão - cresceu e transformou-se em realizador de publicações eletrônicas, exposições coletivas e individuais, imersões fotográficas, ações educativas, intercâmbios internacionais etc. 

Além do evento de inauguração da mostra Distâncias Sutis, o Mundo Líris convida a todos para uma mesa redonda, no dia 22 de maio, às 19h30, ocasião em que o convidado Luiz Antônio Jorge discutirá fotografia e literatura com alguns participantes do grupo, com mediação de Marcelo Greco.

Com mais este projeto, o Mundo Líris encurta a distância entre o universo da fotografia e as pessoas que se interessam por arte e literatura. Com trabalhos diversificados, o grupo convida a todos para esta experiência sutil e reveladora.


SERVIÇO

Exposição "Distâncias Sutis"
Abertura: 5 de maio de 2015, terça-feira, das 18 às 21h30
Período: 6 a 31 de maio de 2015
Horário: Terça-feira a sábado, das 10 às 22h; Domingos e Feriados, das 10 às 18h
Local: Casa das Rosas - Av. Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo, SP
Informações: (11) 3285.6986 | 3288.9447