sábado, 16 de setembro de 2017

Com qual fundamentalismo fotográfico você se identifica?

setembro 16, 2017 | por Gabriela Brina

Nos dias de hoje temos pilares de cada uma das religiões professadas por aqueles que declaram um amor excessivo por uma marca ou uma tendência. Dogmatismos técnicos e estéticos que, na verdade, são os mais divertidos.

Por isso, o site espanhol Photolari ilustrou com desenhos de Óscar Sánchez Requena os dez mais temerosos e tênues fundamentalismos fotográficos para que cada um possa se identificar com seu favorito. Veja abaixo quais são eles:

1. Cachêrrismo


Se você é um daqueles que sempre vê as imagens em 100% em busca de ruídos ou aberrações você é um deles. O importante não é a foto, mas a câmera com a qual foi feita, a lente usada ou o ISO. Os bons cachêrristas sempre têm um monitor para calibrar, um perfil de cores para melhorar ou um acessório essencial para adicionar ao seu equipamento absurdamente imenso. Grandes motores econômicos do setor e eternos insatisfeitos com sua câmera, pelo menos eles não têm nenhum problema em reconhecer que gostam de falar mais sobre câmeras do que sobre fotografia.

2. Canonismo


Eles são frequentemente considerados menos extremistas do que outras tribos fotográficas, mas a maioria prefere chamá-los chatos ou tristes. Ao contrário de outros fanboys, o verdadeiro canonista sofre um processo inverso: você compra um EOS porque é a escolha fácil e o que todos usam, e ao longo do tempo desenvolve e alimenta essa fé. Bipolares quando impaciente e as novidades demoram a chegar e irritados quando chegam muito cedo, estão sempre tentando "vender tudo e se mudar para outra", mas poucos se atrevem a sair. Alguns tentam e voltam.

3. Filmismo


"A fotografia química e o filme ainda estão vivos", eles repetem. E vendo o panorama atual e as tendências, pode ser que os bastardos estejam realmente certos. Eles são os fundamentalistas da fotografia analógica. Bastante discreto há alguns anos, o amor hipster – título de que eles renunciam, por sinal – pelo retrô, deu-lhes alguma visibilidade ultimamente. Grandes amantes da Leica, os filmistas se referem aos usuários do mercado digital com o carinhoso nome de traidores. Embora eles usem câmeras digitais e móveis quando ninguém os vê, na realidade para eles a única fotografia autêntica é a que cheira à revelação.

4. Nikonismo


Sempre acontece com as pessoas que se consideram as escolhidas: os praticantes do Nikonismo tendem a olhar para o resto da humanidade fotográfica com certa superioridade. Além de ignorar qualquer coisa além de câmeras SLR – mencionar a Nikon 1 é algo como o sua kryptonita – o amor pelos produtos de sua marca favorita é quase tão grande como o ódio de seus líderes, que insistem em maltratá-los. Embora tenham vivido momentos de grande intensidade e peso, novos fanáticos os quase transformaram em um grupo fascinante.

5. Purismo


"Não", eles repetem incansavelmente. Tudo já foi inventado e também foi melhor antes, de modo que só pode significar uma coisa: qualquer novidade é uma merda. Eles odeiam selfies, os retoques digitais, telas de câmera, celulares, redes sociais, filtros digitais. Apenas o preto e branco - em papel baryta - uma câmera de madeira ou uma conversa com um filmista pode acalmá-los. É uma escola em declínio porque, na realidade, quase ninguém suporta sua linguagem barroca ou a sucessão de datas e citações históricas, possivelmente inventadas. E sim, Instagram também é heresia.

6. Olimpismo


Ainda é uma religião mínima e dividida, mas muito ativa. Dois sintomas aparentemente contraditórios permitem detectar o olimpista de raça pura: o orgulho de ser diferente e um certo sentimento de ser ninguém e de perseguição continua. Se às vezes criticamos sua câmera é porque somos comprados por grandes empresas ou porque não temos nem ideia. No final, eles são atendidos e cuidados, embora com a chegada do E-M1 Mark II tudo nos faz pensar que eles vão ficar especialmente intensos.

7. Lomografismo


Embora possam ser considerados uma corrente do filmismo, eles na verdade se ignoram. Na melhor das hipóteses, porque as vezes também se desprezam profundamente. Considerados pelos clássicos como uma turma de modernistas, os lomografistas veem seus compadres analógicos como podres: eles usam câmeras de filme que não são plásticas, nem são absurdamente caras, nem produzem imagens de cores distorcidas. Além de sua imagem de jovens inovadores, é o único fundamentalismo com suas próprias regras de ouro. A câmera certamente é só mais um acessório de moda, há quem diga porém que certa vez alguém já se animou a revelar o filme. Mas essa pode ser apenas uma lenda urbana.

8. Gafapatismo


O alcance desta seita é muito transversal e afeta em todos os âmbitos culturais. É uma fé profundamente enraizada entre fotógrafos que gostam de explorar o lado mais artístico, o que se traduz em imagens não focalizadas, estranhas ou diretamente ruins. "Conceito" é o seu termo preferido para justificar os churros que saem de sua câmera. Eles vivem isolados em seu mundo e não estão relacionados com a crítica e o riso de outros fotógrafos a quem eles chamam de "pobres". Sim, eles ganham muito mais dinheiro do que você e nós.

9. Sonysmo


Eles são os últimos a chegar ao baile, mas cuidado com eles, que podem ser tão ferozes e radicais quanto o resto. Inspirados há anos para derrubar canonistas e nikonistas de seus trono, para eles a única fotografia que existe é a digital, e ela foi inventada pela Sony. Em seus sonhos mais picantes, eles se veem como a Apple da fotografia, mas para a consistência e o amor pela marca, eles precisam usar um celular Xperia com o mesmo sistema operacional da Samsung. E isso faz imagens piores. Com o sucesso das A7, estão se revoltando e exigindo mais manchetes e atenção, e até hoje o nosso ser mitológico favorito é o fotógrafo que passa para a Sony sem anunciar a tudo e todos.

10. Streetfotografismo



O discurso de rua é o mais recente e insuportável dos festivais fotográficos porque é compatível com qualquer um dos itens acima, o que duplica seu peso. São os primos não tão bem vindos dos praticantes do instagramismo (com apenas algumas poucas exceções), que com alguns poucos anos de trabalho descobrem que aquelas fotos horríveis que eles fazem na rua sem critério algum parecem um pouco melhores em preto e branco, e assim as chamam de fotografia de rua. Vivian Maier é considerado o único deus verdadeiro, muitos passam algum tempo escondendo suas fotos para ver se alguém as encontra algum dia. Enquanto isso, eles passam o dia dando conselhos que ninguém perguntou.

Fonte: Photolari
Publicado em: