quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Sete Lagoas recebe mostra itinerante do Prêmio New Holland de Fotojornalismo

setembro 13, 2017 | por Resumo Fotográfico

Tradicional concurso fotográfico prestigia a agricultura no continente sul-americano; nesta edição foram inscritas 1.592 imagens 
Gustavo Pereira Castro

Sete Lagoas é a nova sede da exposição itinerante do 12º Prêmio New Holland de Fotojornalismo. De 13 a 29 de setembro, os visitantes da Galeria Myralda poderão conhecer a diversificada e eficiente agricultura da América do Sul, seguindo o mesmo sucesso conferido pelo público de Belo Horizonte, Curitiba e Ponta Grossa, cidades onde a exposição já esteve presente. As 32 fotografias que compõem a mostra retratam a relação do homem com a terra: o trabalho e a paixão que move a agricultura, a rotina da vida rural, a simplicidade em consonância com a modernidade.

O grande vencedor desta edição, na categoria “Profissionais”, foi o brasileiro Sérgio Ranalli com a foto “O agricultor observa o céu de geada”. Na categoria “Aficionados”, para fotógrafos amadores, o concurso premiou o também brasileiro Flávio Benedito Conceição com a fotografia “Raios de sol sobre o trigo”. O repórter fotográfico argentino Alberto Alejandro Elias foi o vencedor na categoria “Máquinas – Profissionais”, com a imagem “Poder”, enquanto Verkuyl Victor Marcelo, também da Argentina, venceu na categoria “Máquinas - Aficionados”, com a foto “Cuando el sol pierde su bravura”. Além da oportunidade de mostrar suas fotos em uma exposição itinerante, os vencedores receberam prêmios em dinheiro: 15 mil reais para “Profissionais” e 5 mil reais para “Aficionados”.

Os jurados escolheram outras 28 imagens entre as 1.592 inscritas para formar a exposição. Seus autores são Marcio Machado, Luis Tadeu Vilani, Marcos Ribolli, Michael de França Dantas, Daniel Marenco, Fabiano Machado do Amaral, Adriano de Ávila, Mastrangelo de Paula Reino, Fernando Kluwe Dias, Gustavo Castro, Cristiano Buttner, Luis Eduardo Castro, Romeiro de Castro, Álvaro Almeida e Ricardo Chicarelli (Brasil); Aldo Raul Zanetti, Mauricio Oscar, Adrian Simensen e Oscar Dechiara (Argentina); Filiberto Pinzon e Cesar David (Colômbia); Ruben Giménez (Uruguai).

O júri da 12ª edição do concurso foi formado por Rosane Henn, representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Leandro Mitmann, editor da revista A Granja; Sérgio Sade, fotógrafo profissional; Américo Vermelho, fotógrafo profissional; Angel Amaya, editor do diário La Capital (Argentina); Samuel Milleo, gerente de Comunicação da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar); e Marianna Fernandes, representante do Banco CNH Industrial.

Criado em 2003, o Prêmio New Holland de Fotojornalismo é hoje um dos principais da América do Sul nessa categoria. Desde então foram inscritas cerca de 21 mil imagens e realizadas 190 exposições em 105 cidades de cinco países, para um público de aproximadamente 500 mil pessoas.

SERVIÇO

Exposição do 12º Prêmio New Holland Fotojornalismo
Data: 13 a 29 de setembro de 2017
Horário: de segunda a sexta de 8h às 17h
Entrada: gratuita
Local: Galeria Myralda - Av. Getúlio Vargas, 91, Sete Lagoas/MG
Informações: (31) 3773-5687