segunda-feira, 23 de outubro de 2017

MIS Campinas recebe a mostra fotográfica “ReExistir”

outubro 23, 2017 | por Resumo Fotográfico

Coletivo “Carolinas” traz a narrativa das lutas através do olhar de mulheres no registro e construção de imagens
Sandra Lopes

Estreia nesta quarta-feira (25), a partir das 19h, a exposição “ReExistir”, que faz parte da “Mostra Luta”, no Museu da Imagem e do Som de Campinas. O projeto reúne o trabalho de quatro fotógrafas do coletivo “Carolinas”; Cintia Antunes, Fabiana Ribeiro, Gabriela Zanardi e Sandra Lopes.

“ReExistir” traz algumas proposições do existir e resistir diante das ameaças constantes na democracia e liberdade e as lutas constantes por direitos básicos relacionados à saúde, moradia, educação, cultura, gênero e identidade.

A exposição é composta por imagens impressas em tecido nas dimensões 1,20 x 0,80m, o suporte de impressão em tecido é uma das propostas do coletivo na busca da tridimensionalidade das imagens, uma vez que o tecido tem movimento e interage com o espaço fazendo uma analogia as mulheres e suas pauta.

A mostra destaca ainda a importância em ocupar o espaço público e poder empoderar linguagem e voz feminina que sofrem constantemente com as tentativas de silenciamento. Ocupar os espaços e discutir dentro deles as questões das mulheres, trabalhadoras, negras, indígenas, estudantes, LGBTs, movimentos sócias e problematizar as discussões para a reconstrução democrática.

Em Campinas, várias fotografas começam a compartilhar da ideia comum em formar um grupo feminino a fim de dar uma maior visibilidade ao trabalho feminino na área. Mulheres com linguagens diferentes tomaram a iniciativa de formar a base para um coletivo feminino de fotografia; “Carolinas”. O grupo tem a proposta de ser inclusivo e agregar a produção feminina local com a participação das mulheres que fotografam.

Gabriela Zanardi

SERVIÇO

Exposição “ReExistir”
Abertura: 25 de outubro, às 19h
Período: de 25 de outubro a 26 de novembro
Horário: de terça a sexta-feira, de 10h às 20h e aos sábados de 10 às 16h
Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas - Rua Regente Feijó, 859​