quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Dicas profissionais para você criar seu site

dezembro 13, 2017 | por Ana Gabriela

O Resumo Fotográfico fez uma análise da campanha publicitária do Wix em parceria com o Flamengo e mostra dicas para você fazer o seu próprio site


Até o personagem fictício Jura não resistiu e criou um site Wix. Pensando na recente ousadia da plataforma online, que em parceria com o Flamengo criou uma campanha publicitária inovadora que junta vídeos e fotos do time Rubro-Negro, o Resumo Fotográfico decidiu fazer um tutorial específico para aqueles que querem utilizar a plataforma para montar seu próprio site.

Para quem ainda não conhece o case publicitário, o Wix fechou um acordo com o Flamengo e passou a hospedar o site oficial da equipe. Fazem parte da campanha o "Espaço do Torcedor", um hub on-line com fotos e vídeos do time e o site do personagem Jura, massagista fictício que é um dos grandes responsáveis pelo rendimento da equipe. No site, Jura explica algumas de suas estratégias inusitadas de trabalho, como a massagem do tapa e a terapia do grito. Todo o material online, inclusive o site do massagista, é feito no Wix, o que demonstra as possibilidades de criação online na plataforma.

A novidade publicitária não é boa apenas para os flamenguistas, mas também para todos aqueles que querem se inspirar no case de sucesso para pensar nas possibilidades que uma plataforma pode oferecer a um profissional. No ramo da fotografia, a importância da visibilidade online nos dias atuais é inquestionável. Por isso, preparamos um passo a passo para quem quer montar um site profissional de graça tendo como referência o site do Jura.

Presença digital: como criar a sua

O Wix oferece uma das maneiras mais fáceis e intuitivas de como criar um site. Mesmo aqueles que não têm muito contato com a internet vão conseguir navegar intuitivamente pela plataforma. Além do mais, há dezenas de templates específicos para fotografia. Para inserir imagens, é só arrastar e soltar na página. No caso do site do Jura, além da página de apresentação do site, a homepage, há também uma seção de vídeos, uma biografia, uma loja virtual, uma galeria de fotos e uma área de divulgação de serviços.

Mas antes de pensar nessas configurações, é preciso entender a regra básica para aqueles que querem criar um site sem a ajuda de um profissional: simplicidade. Para não errar, é melhor optar por fundos mais neutros, porque eles costumam evidenciar o conteúdo da página, algo muito importante para sites de fotografia. Interfaces simples costumam ter maior impacto.

Com relação às cores, sites profissionais costumam utilizar no máximo duas ou três delas para criar sua identidade visual. Também é importante que elas dialoguem entre si, por isso veja se combinam e pense no que costumam transmitir. O site cymbolism.com mostra a associação que as pessoas normalmente fazem entre uma ideia e uma cor (site em inglês). Assim, você pode descobrir nesse link, por exemplo, que é melhor utilizar o azul escuro se quer que seu site transmita competência, ou o amarelo, se a ideia é transmitir alegria. Já a ferramenta color.adobe.com ajuda a ver como as cores se relacionam entre elas. Neste site, você pode escolher a cartela de cores que quer utilizar, buscando por tons compatíveis com uma tonalidade principal.

Quanto à fonte ideal, é importante levar em consideração dois detalhes: legibilidade e tamanho. As fontes escolhidas precisam ser fáceis de ler e não podem ser muito pequenas (ao menos 14px). Para melhor visualização, títulos devem ser maiores e ter entre 20 e 24px.

Para escolher um bom modelo de site, é sempre importante buscar referências para se inspirar. Veja aqui sites de fotografia que utilizam o Wix.



Campanha publicitária bem-sucedida do Wix em parceria com o Flamengo é exemplo de site profissional que pode ser feito na plataforma digital

Inspirando-se no Jura

Depois de decidir os aspectos básicos do site, é hora de deixar a página com um aspecto ainda mais profissional. Como visto no site do Jura, é importante que a página tenha um espaço dedicado à sua apresentação pessoal. Por isso, apresente-se de maneira breve e não se esqueça de divulgar telefone e e-mail comercial.

Para fazer uma página com vídeos, é só buscar no menu da plataforma o botão < Adicionar > e em seguida clicar em < Vídeo > . Você pode buscar conteúdo nas redes sociais ou inserir sua própria url no buscador. Todo o processo é bastante intuitivo. Lembre-se de que vídeos são bons para divulgar os bastidores de uma produção fotográfica e costumam cativar os clientes.

Outro detalhe importante para fazer o seu site profissional é criar uma página para sua loja virtual. Ótima maneira de ganhar dinheiro na internet, a loja virtual no site Wix funciona também de maneira muito intuitiva. É só ir em < Adicionar >, < Loja Virtual > e escolher o seu modelo. Depois é só colocar fotos dos produtos, informar o preço de cada item e escolher opções de pagamento e frete. A plataforma não cobra comissão sobre as vendas.

Gostou? Todas essas dicas estão disponíveis no plano gratuito do Wix e aproximam você do sonho de ter uma presença digital profissional sem gastar nada por isso.