quinta-feira, 15 de março de 2018

Museu da Fotografia de Fortaleza recebe "Luz e Sombra", de Christian Cravo

março 15, 2018 | por Resumo Fotográfico

A exposição traz 29 imagens que retratam uma África monumental


Segue em cartaz no Museu da Fotografia de Fortaleza, a exposição "Luz e Sombra", do fotógrafo baiano Christian Cravo. A série de imagens desenvolvida ao longo de sete anos dá ao continente africano uma nova cara. A exposição fica em cartaz até julho de 2018.

A mostra é fruto da imersão de Christian Cravo em sete países africanos: Namíbia, Zâmbia, Botsuana, Quênia, Tanzânia, Congo e Uganda. Uma África monumental, plástica e nada clichê é construída a partir de recortes abruptos, que dispõem fragmentos de animais e paisagens, privilegiando a estética à narrativa nos retratos do fotógrafo. Em "Luz e Sombra", o fotógrafo foca na construção da própria imagem, através de questões intrínsecas a luz, tempo e espaço.

Através do uso exacerbado de cortes, busca com a técnica não documentar o real, mas apenas arrancar dele uma pequena porção por meio de ousados enquadramentos, seccionando paisagens e corpos de animais, e destacando, muitas vezes, apenas texturas. Na série africana, diferentemente de outras de sua autoria, Christian suprime a atmosfera cênica e narrativa dos personagens anteriores com a exclusão da figura humana, minando qualquer relação entre conteúdo e significado, apoiando-se exclusivamente num campo formal e estético.

SERVIÇO

Exposição "Luz e Sombra"
Data: até julho de 2018
Visitação: de quarta a domingo, de 12h às 17h
Local: Museu da Fotografia de Fortaleza – Rua Frederico Borges, 545, Fortaleza/CE
Informações: (85) 3017-3661