domingo, 9 de dezembro de 2018

Verve Galeria inaugura exposição de Luisa Malzoni

dezembro 09, 2018 | por Resumo Fotográfico

“Olho d'Água” apresenta o resultado de uma extensa pesquisa sobre técnicas antigas de fotografia e cinema, com obras criadas a partir de processos de impressão artesanais do século XIX

A Verve Galeria encerra seu calendário expositivo de 2018 com a individual “Olho d'Água”, da artista visual Luisa Malzoni, sob curadoria de Ian Duarte Lucas. A mostra tem como temática a memória, e apresenta 30 obras produzidas a partir de técnicas antigas de fotografia e cinema, compondo processos de impressão artesanais do século XIX, tais como o Cianótipo, a albumina e o Marrom Van Dyke em tecido, que em muitas obras também é bordado. A artista também explora releituras e desdobramentos de sua experiência em restauro de filmes de cinema antigos, utilizando filmes S8 resgatados entre seus familiares, os quais se transformam em suporte para pinturas.

A produção de Luisa Malzoni se baseia em uma extensa pesquisa sobre processos ancestrais de imagem, sob o ponto de vista da memória: “A memória e as técnicas antigas estão quase sempre presentes no meu trabalho, pelo menos como inspiração. Gosto de misturar o antigo com o novo. O artesanal com o digital. As técnicas antigas são o embrião, a minha grande paixão”, comenta a artista. Peças elaboradas entre 2001 e 2018 integram a mostra, cujo título faz referência a uma nascente de água - no sentido de que seus estudos recaem na origem da fotografia – e também ao nome de seu ateliê.

Acerca do método de criação, Luisa Malzoni deixa a coloração de cada técnica assumir o resultado de suas obras, como no caso do Cianótipo, que rende uma cor azul, e do Marrom Van Dyke. Em outras peças, a artista colore fotografias e filmes à mão, obtendo novas possibilidades estéticas. “Sou muito apaixonada por fotografia antiga e pelo cinema silencioso. Tenho a grande sorte de poder trabalhar com ambos, que aliás estão super relacionados. Gosto muito de técnicas antigas e artesanais. Explicar como funciona meu método de produção eu não sei, mas tenho grande paixão por estudar e criar”.


SERVIÇO

Exposição “Olho d'Água” de Luisa Malzoni
Abertura: 11 de dezembro de 2018, terça-feira, às 19h
Período: 12 de dezembro de 2018 a 2 de fevereiro de 2019
Horários: de terça a sexta-feira de 11h às 19h e aos sábados de 11h às 17h
Local: Verve Galeria – Rua Lisboa, 285, Jardim Paulista, São Paulo/SP
Informalções: (11) 2737-1249 | www.vervegaleria.com