terça-feira, 9 de julho de 2019

Fotógrafa exibe similaridades entre Brasil e Cuba

julho 09, 2019 | por Resumo Fotográfico

Regina Rocha Pitta

Nesta terça-feira (9), a Galeria Luz y Ofícios, em Havana, Cuba, abre as portas para a visitação da exposição fotográfica “6.380 km - De La Habana a Campinas”, da artista visual Regina Rocha Pitta.

A artista faz sua estreia no cenário internacional no país que motivou sua pesquisa e registros ao procurar similaridades entre as duas cidades. Essa mostra aconteceu em Campinas em 2018, no Subsolo - Laboratório de Arte.

O número 6.380 é a distância em quilômetros entre Havana (Cuba) e Campinas (SP). A partir desse trajeto, a artista procura similaridades entre as duas populações, com um olhar diverso e provocativo. Como diz o curador no Brasil, Andrés I. M. Hernández, “Rocha Pitta revela, como uma de suas particularidades, um olhar utópico que se constitue no modo em que toma distância da realidade colocando-se em um não lugar”.

Em Havana, a curadoria ocorreu sob a responsabilidade de Pedro Roig Figueroa e contou com produção do projeto de Arelis Martín Hernández.

A mostra terá 20 fotos em preto e branco, explorando recortes de vários aspectos que relacionam os dois países, com imagens feitas durante o período que esteve em Cuba, em 1999, retratam cenas do dia a dia de Havana e, do outro lado, um conjunto de fotografias sobre cerimônias de religiões afro-brasileiras em Campinas, capturadas entre 2013 e 2017.

Esses longos períodos, “acabaram me mostrando que, apesar da distância temporal entre eles, o olhar que tive lá e cá liga as duas cidades dentro do meu conceito de mundo, de humanidade. Até mesmo a questão das duas tecnologias utilizadas (analógica e digital) me provocou a pensar na temporalidade das coisas”, coloca Rocha Pitta.

SERVIÇO

Exposição “6.380 KM – de La Habana a Campinas”
Abertura: 9 de julho, às 17h
Período: de 10 de julho a 6 de agosto de 2019
Horários: de terça a sábado de 9h às 16h30 e domingo de 9h às 12h
Local: Ofícios 362 Entre Luz y Santa Clara - Habana, Cuba