segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Exposição fotográfica celebra os 474 anos da cidade de Santos

janeiro 20, 2020 | por Resumo Fotográfico

“Santos em verso e prosa”, exposição do fotógrafo Dennis Calçada, homenageia a cidade com suas poesias visuais


No mês que a cidade completa 474 anos, o público terá a oportunidade de conferir uma Santos que navega pelo histórico e moderno, e por um ângulo diferente e autoral. Assim é a narrativa da exposição “Santos em verso e prosa”, do fotógrafo santista Dennis Calçada. A mostra tem abertura nesta segunda-feira (20), no Pátio Iporanga, e fica em cartaz até 2 de fevereiro.

Certeza de um delicioso passeio com o olhar, pensamentos e reflexões pelas 40 fotografias em preto e branco que compõem a exposição, e que passam por cenas do cotidiano Zero Treze, arquitetura, pontos marcantes da cidade, esportes característicos praticados pelos santistas e detalhes que passam despercebidos em meio a correria diária.

“Santos é uma cidade muito fotográfica e de muitos encantos, por isso criei algo mais autoral para sair do clichê, e assim revelar momentos e lugares que às vezes, por vários motivos, não recebem nossa merecida atenção. Poesias visuais, digamos. Em dias cada vez mais carrancudos cada um tem o dever, a sua maneira, em deixar leveza onde mora e por onde passa, e a minha maneira de fazer isso é falando com as fotografias”, comenta Calçada.

Jornalista e formado em produção multimídia, o fotógrafo Dennis Calçada explica o por que da escolha pelo preto e branco. “O preto e branco ele vai mais direto ao ponto, diferente do colorido, que também gosto muito, mas em outras ocasiões, e evita distrações no olhar de quem está lendo a imagem”, explica.

A série começou a ser produzida em 2015. “O que você quer dizer com cada foto, a espera e busca por cenários com formas equilibradas como você deseja, a escolha do momento, da luz que seja ideal para o seu tipo de linguagem...Enfim, isso tudo leva tempo, e cada pequeno detalhe que somado a outro faz a diferença no resultado final. Tudo muito diferente de chegar e apenas apertar o botão. Por isso gosto da expressão muito além de um clique,” ressalta Calçada.

SERVIÇO
Exposição “Santos em verso e prosa”
Data: de 20 de janeiro a 2 de fevereiro de 2020
Horário: de segunda a sábado, de 10h às 22h, e aos domingos, de 12h às 21h
Local: Pátio Iporanga – Avenida Ana Costa, 465, Gonzaga
Informações: (13) 3286-1138