quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Pequeno Encontro da Fotografia está com convocatórias abertas

fevereiro 17, 2021 | por Thais Andressa


Foto: Ytallo Barreto

Festivais de fotografia são excelentes espaços para trocas de experiências e conquista de conhecimentos. De 15 a 19 de março de 2021, acontecerá o Pequeno Encontro da Fotografia, de forma remota devido à pandemia, e com uma vasta programação. Em sua 7ª edição, o Pequeno em Casa, traz uma novidade, a convocatória para o Espaço da Pesquisa, destinada a conteúdo acadêmico sobre fotografia. Confira as oportunidades para apresentação de ensaios e participação nas oficinas, que seguem com inscrições abertas e gratuitas até 25 de fevereiro. 

Eduardo Queiroga é um dos curadores do festival e descreveu como tem sido a experiência do evento virtual. “Experimentamos o formato online no ano passado pela primeira vez. Foi um desafio grande, ponderamos bastante sobre essa passagem, pois o Pequeno Encontro tradicionalmente aconteceu nas ladeiras e largos do sítio histórico de Olinda e esse cenário se incorporava a nossas atividades, fazem parte da personalidade do evento. Por outro lado, estar fazendo o evento inteiramente na web traz possibilidades outras que são bem interessantes, como a participação de gente do mundo todo. Tivemos uma maior aproximação com projetos socioculturais de outros estados, ações como a visita guiada por parte dos(as) expositores(as) também foi uma boa 'compensação', com um maior intercâmbio entre autores(as) e público.”

Oficinas

O festival conta com quatro ações formativas para esta edição, ministradas de maneira virtual por Elvio Luiz, Iezu Kaeru, Priscilla Buhr e Olga Wanderley. Os interessados (as), em concorrer a uma das vagas precisam preencher a ficha de inscrição disponível no site. A lista de selecionados será divulgada no dia 8 de março. A oficina “No princípio era o verbo”, com Priscilla Buhr, e “Fotografia 4.0”, com Iezu Kaeru, acontecerão entre os dias 15 e 17 de março, de 14h às 16h. “Fotografia e feminismo na América Latina”, com Olga Wanderley, acontecerá entre 17 e 19 de março, de 19h às 12h. “Fotografia como documento e memória”, com Elvio Luiz, acontecerá também entre 17 e 19 de março, de 10h às 12h. 

Exposições e Projeções 

As exposições acontecerão de forma online no site do evento. Além de conhecer os trabalhos ao longo do festival, o público também poderá ouvir os autores (as) falando sobre suas criações, a partir das visitas guiadas transmitidas ao vivo pela internet, no canal do YouTube e Facebook. Algumas das informações necessárias para submissão de trabalhos são: mini bio, descrição das obras, e o link para download do trabalho contendo, no mínimo 5 e no máximo 12 imagens, em JPG, com 200 pixels do maior lado. 

As projeções vão acontecer por meio de transmissões ao vivo - antes das palestras e debates com convidados - e ficarão disponíveis também no site do festival, 24h por dia, durante todos os dias do evento.  Para a submissão de trabalhos são necessárias: mini bio, descrição da obra, e o link para visualização do trabalho de até 4 minutos, disponibilizado no You Tube ou Vimeo. 

Espaço da Pesquisa 

Os trabalhos serão apresentados em painéis, durante a programação do evento, conduzidos pelos professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Daniela Bracchi, José Afonso Silva Junior e Nina Velasco. O template para o envio de trabalhos e demais informações se encontram no link.

Espaço do Livro 

A ação é um espaço para conhecer, folhear e valorizar as publicações dedicadas aos livros de fotografia.  As obras terão curadoria da fotógrafa, produtora cultural, editora e pesquisadora Maíra Gamarra (AL), e também serão selecionadas por meio da convocatória disponível no link

Queiroga enfatiza que apesar da impossibilidade do calor dos encontros presenciais, há a garantia da segurança em tempos de pandemia. “Damos nossa contribuição para atravessarmos essa fase triste de nossa história com o cuidado que isso requer, mas também com muita fotografia e muito diálogo ao redor da imagem. O Pequeno em Casa está bonito! Está forte! Está imperdível”, conclui o curador. Siga as redes sociais do evento, como o Instagram, e fique por dentro de toda a programação. A ação conta com recursos da Lei Aldir Blanc, do Ministério do Turismo, via Governo do Estado de Pernambuco.