terça-feira, 16 de agosto de 2022

Observatório de Favelas lança exposição “Afetos - favela, aldeia e quilombo”

agosto 16, 2022 | por Resumo Fotográfico

Mostra celebra a obra de João Roberto Ripper e será lançada no Dia Mundial da Fotografia, no Rio de Janeiro



O Observatório de Favelas, através do Programa Imagens do Povo, lança no dia 19 de agosto, a Exposição Fotográfica: “Afetos - favela, aldeia e quilombo”. Com curadoria de Francisco Valdean e Thiago Ripper, a exposição celebra o Dia Mundial da Fotografia e reúne 32 imagens do fotógrafo João Roberto Ripper. A exposição ficará aberta à visitação na Galeria 535, localizada na sede do Observatório de Favelas, na Maré.

A mostra tem como tema principal o afeto e apresentará imagens de representações importantes de lugares populares como favelas, aldeias indígenas e quilombos. Ripper que, em parceria com o Observatório de Favelas, fundou em 2004 o Programa Imagens do Povo, dedica sua vida à documentação da vida social desses três territórios populares. Toda a exposição será em preto e branco, que marca a estética do artista.

Francisco Valdean, um dos curadores da exposição e coordenador técnico do Programa Imagens do Povo, destaca com alegria o privilégio de desenvolver cada fase de construção deste trabalho ao lado do artista e de seu filho, Thiago Ripper, que também assina a curadoria de Afetos.
“Fazer a curadoria da exposição 'Afetos - favela, aldeia e quilombos' é antes de tudo uma felicidade muito grande. Ripper é uma ponte importante de ligação entre as imagens dos povos das periferias urbanas e rurais e faz isso com sua pedagogia do afeto. Thiago Ripper e eu chegamos nestas coleções de imagens que exibiremos na exposição Afetos, em parceria com o próprio Ripper. A curadoria que conta com a generosidade do mestre em todas as etapas, desde a escolha do tema até a linguagem do preto e branco.” – destaca Valdean, que assina a curadoria ao lado de Thiago Ripper.
A Exposição Fotográfica “Afetos - favela, aldeia e quilombo”, do Programa Imagens do Povo, é apresentada pelo Ministério do Turismo. Tem patrocínio da IBM, Instituto Cultural Vale, Itaú Unibanco, Cyrela, Colgate, MR Mineração e SmartFIt , por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio Institucional: Itaú Cultural. Realização: Observatório de Favelas, Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo.

Sobre João Roberto Ripper

João Roberto Ripper (Rio de Janeiro, 1953) trabalhou como repórter fotográfico no Jornal Luta Democrática, no Diário de Notícias, no Última Hora, O Globo, Agência F4 e Imagens da Terra.

Atuou como diretor na Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro, no Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro e na Federação Nacional dos Jornalistas. Idealizador e coordenador do Projeto Imagens do Povo fundado em 2004 pelo Observatório de Favelas.

Publicou, em 2009, o livro “Imagens Humanas”, que apresenta 195 fotos, selecionadas a partir de um acervo de 150 mil imagens, que arrebatam o olhar e traduzem a realidade desse país, com a sensibilidade que legitima seu trabalho. O livro apresenta entrevista exclusiva com Ripper, que é referência no cenário da fotografia documental brasileira.

SERVIÇO
Exposição “Afetos - favela, aldeia e quilombo”
Abertura: 19 de agosto de 2022 às 19 horas
Período: até o dia 28 de outubro de 2022
Horário: de segunda a sexta-feira entre 10h e 19h
Local: Galeria 535 (Observatório de Favelas) – Rua Teixeira Ribeiro, 535, Maré, Rio de Janeiro/RJ