sexta-feira, 23 de setembro de 2022

2º Festival daFOTO! Potiguar

setembro 23, 2022 | por Resumo Fotográfico

Fotografia da exposição “Relicarium”, de Meysa Medeiros

Dando continuidade a suas atividades, o Coletivo daFoto! realiza nesta semana a segunda edição do Festival daFOTO! Potiguar, no Museu Câmara Cascudo, em Natal, como parte da programação da 16º Primavera dos Museus. A edição deste ano tem como tema a “Fotografia e Preservação da Memória Potiguar” e apresenta uma extensa programação com uma série de atividades gratuitas: feira, exposição, oficinas, projeções e lançamentos de fotolivros.

A programação iniciou na terça-feira (20) com a abertura da exposição Relicarium, da fotógrafa documentarista Meysa Medeiros. A mostra resgata através de montagens fotográficas, as origens da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, localizada no Centro Histórico de Natal. As oficinas tiveram início na tarde de quinta (22). O fotógrafo Vlademir Alexandre ministrou a oficina gratuita Iluminação Criativa para o público infanto-juvenil.

Seguem no sábado e domingo as oficinas: Oficina Lúdica do Olhar, com o fotógrafo Henrique José, para o público infanto-juvenil, no sábado (24), às 10h; Oficina Noções Básicas de Produção e Edição de Vídeo com Smartphone, para o público adulto (24), às 14h; Oficina Primeiros Passos para Contar uma História, com Everson Andrade, para o público adulto (25), às 14h; Oficina Fotografia e Poesia, com o fotógrafo Alexandre Santos, para o público adulto (25), às 16h.

No fim de semana acontece ainda a terceira edição da Feira daFOTO!, uma feira de fotografia onde serão comercializados produtos fotográficos diversos, no sábado (24), de 8:30h a 21h, e no domingo (25), de 13h a 18h. Durante a feira serão realizadas as projeções fotográficas e também os lançamentos de fotolivros, às 17h (no sábado e no domingo). Dentro da programação serão realizados ainda o sorteio de livros, para quem visitar o festival e participar das atividades.

Coletivo daFoto!

O Coletivo daFoto! é um grupo de fotógrafos e produtores culturais de Natal/RN, com o objetivo de promover eventos ligados à formação, promoção e difusão da fotografia como arte e como expressão. O coletivo funciona desde 2019 e tem sede no Mercado Cultural de Petrópolis, em Natal. O coletivo é formado pelos fotógrafos Henrique José, Meysa Medeiros, Alexandre Santos, Flávio Aquino, Vlademir Alexandre e Damião Paz.

SERVIÇO
2º Festival daFOTO! Potiguar
Data: de 20 a 25 de setembro de 2022
Local: Museu Câmara Cascudo - Av. Hermes da Fonseca, 1398, Tirol, Natal/RN
Informações: www.coletivodafoto.com.br