terça-feira, 20 de setembro de 2022

Exposição: “Relicarium”, de Meysa Medeiros

setembro 20, 2022 | por Resumo Fotográfico



A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos em Natal é tema do novo trabalho da fotógrafa e documentarista potiguar Meysa Medeiros. A exposição “Relicarium”, que entra em cartaz no Museu Câmara Cascudo a partir desta terça-feira (20), apresenta doze imagens monocromáticas que fazem um mergulho na biografia e religiosidade da capital potiguar.

Com curadoria de Henrique José, o projeto de Meysa viaja no tempo, resgatando memórias do passado e origens através de montagens fotográficas da igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, com um apurado senso estético, que traz na força dos tons de cinza, do preto e branco, a luz de um lugar construído pela fé, sincretismo, força e sangue dos negros da cidade de Natal.

O ensaio ressalta a importância da confirmação da presença negra no templo religioso. Fugindo do senso fotográfico comum, do olhar turístico para sua arquitetura, paredes e imagens sacras, a autora surpreende ao encher o ambiente com homens e mulheres negros, que de alguma maneira, ainda habitam a igreja. Utilizando de sua sensibilidade, construiu através das manipulações digitais, o retorno de rostos e corpos anônimos do passado até os dias de hoje.

Meysa explica que a parte de pesquisa teve inicio no ano passado e que o ensaio é apenas o começo de algo maior. “Relicarium é um grande desafio para mim, pois saio da fotografia diária e didática e vou tecendo elementos mais artísticos.” A fotógrafa destaca que deseja despertar o imaginário do expectador e a valorização e presença do negro no passado ancestral. A proposta conta ainda com a exibição de um vídeo que será apresentado na abertura do evento.

A exposição faz parte do 2º Festival daFOTO! Potiguar, do Coletivo daFOTO!, dentro da programação da 16ª Primavera dos Museus do MCC. O projeto foi viabilizado através do edital "Apoio Financeiro às Expressões Culturais Religiosas 2021", da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte), através da Prefeitura Municipal de Natal.


Sobre a fotógrafa

Meysa Medeiros é fotógrafa popular, natural de Natal. Possui um olhar peculiar, investigando a cultura e a história da cidade do Natal. Também realizou os registros do bloco “Os Cão” da Redinha com o ensaio “Os Homens de Lama”, além do jovem periférico da capital do Rio Grande do Norte “O Pinta Natalense”. Ambos os trabalhos tiveram visibilidade nacional através de mostras e premiações.

SERVIÇO:
Exposição “Relicarium”, de Meysa Medeiros
Abertura: 20 de setembro de 2022, terça-feira, às 19h
Período: de 20 de setembro a 1 de outubro de 2022
Horário: de terça a sábado, de 8h30 às 17h
Local: Museu Câmara Cascudo - Av. Hermes da Fonseca, 1398, Tirol, Natal/RN