terça-feira, 6 de setembro de 2022

Exposição celebra os 410 anos de São Luís

setembro 06, 2022 | por Resumo Fotográfico

Fofão: símbolo do carnaval de rua maranhense | Foto: Meireles Junior

Celebrando o aniversário de São Luís, que completa 410 anos nesta quinta-feira (8), o projeto História em Movimento promove uma exposição fotográfica itinerante nos cinco terminais de ônibus da capital maranhense, durante todo o mês de setembro. Painéis em grandes formatos fazem um resgate da história da cidade e de seu patrimônio histórico, arquitetônico e cultural, como o sincretismo religioso e o bumba meu boi.

História em Movimento presta homenagem ao fotógrafo Edgar Rocha, radicado no Maranhão há 40 anos e guardião da memória fotográfica do estado, dedicando-se a compor, de forma magistral, aspectos da sua cultura local, assim como da paisagem material. Ao longo dos anos, foi agregando um acervo raro de fotografias feitas nos séculos XIX e durante o século XX. A exposição está sendo realizada com a maioria de fotos do seu acervo.

“O projeto foi pensado para ampliar o conhecimento da população sobre a sua história e cultura. Por isso transformamos os terminais de ônibus em grandes galerias, aumentando o acesso ao seu conteúdo” fala Cassia Melo, idealizadora do projeto que tem curadoria dos fotógrafos Meireles Junior e do homenageado, Edgard Rocha.

História em Movimento foi viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, patrocinado pelo Governo do Estado do Maranhão e pelo Grupo Audiolar. Integrando a população, a exposição será monitorada por estudantes do curso de História. “O objetivo é reforçar a identidade do povo de São Luís através de sua história, cultura e diversidade”, resume Cassia Melo.