quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Começa nesta quarta-feira o festival Paraty em Foco 2022

setembro 21, 2022 | por Resumo Fotográfico


João de Régis, Canudos, Bahia, 1994 | Foto de Evandro Teixeira, homenageado desta edição

Tem início nesta quarta-feira (21) a 18ª edição do Festival Internacional Paraty em Foco, que tem como tema “Horizontes da Fotografia”. Com uma extensa programação, o festival apresenta uma série de exposições, projeções, entrevistas e workshops, até domingo (25).

“A velocidade da evolução tecnológica tem sido assustadora. Em duas décadas o mundo mudou como nunca antes. Nesse contexto, a fotografia experimentou essas alterações bruscas no perfil dos suportes, dos equipamentos, dos profissionais, dos entusiastas e do mercado. Cabe então uma pergunta que hoje é bastante difícil de ser respondida: para onde vai a fotografia?”

Homenagem a Evandro Teixeira

O homenageado desta edição é o fotojornalista baiano Evandro Teixeira. Em quase 70 anos de atividade, 47 deles no Jornal do Brasil, registrou o golpe militar de 1964 e as manifestações estudantis de 1968, eternizou em imagens icônicas Pelé e Ayrton Senna, acompanhou a visita da Rainha Elizabeth e do papa João Paulo II, documentou fome e pobreza, mas também carnaval e festas populares. Política, esporte, moda, comportamento, nada escapou às suas lentes. É dono ainda de uma produção autoral importante, na qual se destaca o projeto sobre Canudos. Esse conjunto monumental, com mais de 150 mil fotos, está sob a guarda do Instituto Moreira Salles.

Para saber mais, acesse: www.pefparatyemfoco.com.br.