segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Imagem de leopardo-das-neves vence prêmio de fotografia de vida selvagem

fevereiro 20, 2023 | por Resumo Fotográfico


A imagem de um leopardo-das-neves no Himalaia, tomada pelo fotógrafo Sascha Fonseca, foi a vencedora na categoria popular da 58ª edição do Wildlife Photographer of the Year, um dos mais prestigiados concursos internacionais de fotografia de vida selvagem, promovido anualmente pelo Museu de História Natural de Londres. A competição recebeu quase 39.000 inscrições recebidas de 93 países em todo o mundo. Um recorde de 60.466 fãs de fotografia da natureza votaram na beleza etérea do leopardo-das-neves.

A fotografia foi tirada durante um projeto de armadilha fotográfica de três anos. Cuidadosamente posicionada nas montanhas de Ladakh, no norte da Índia, a armadilha fotográfica de Sascha capturou o animal em uma pose perfeita. “Metade foi uma boa preparação e os outros 50% foram apenas sorte. Fotografar um leopardo-das-neves no seu habitat natural já é especial. Conseguir um close na neve é muito especial. E aproximar um leopardo selvagem da neve na neve ao pôr do sol em frente a uma paisagem montanhosa de tirar o fôlego é provavelmente o máximo. Esses gatos raros e de aparência sábia são matéria de lendas e contos de fadas. No idioma local, eles são chamados de 'Fantasmas das Montanhas' por causa de sua capacidade lendária de se misturar com o ambiente. Sua incrível furtividade os torna provavelmente os grandes felinos mais difíceis de fotografar na natureza. E é esse mistério em torno do lindo leopardo das neves que sempre me fascinou”, conta o fotógrafo.

Sascha é fascinado por animais desde a infância, mas só começou a fotografar mais tarde, em 2013. Ele agora viaja para locais remotos como Ladakh com a esperança de capturar grandes felinos. Ele é especialista em armadilhas fotográficas, que lhe permitem tirar fotos em close da vida selvagem que, de outra forma, seriam impossíveis de capturar. A pelagem do leopardo-das-neves significa que ele é facilmente camuflado contra seus arredores rochosos e nevados, e isso combinado com o fato de que ele é ativo principalmente ao amanhecer e ao anoitecer torna muito difícil detectá-lo. Como resultado, avistamentos de leopardos-das-neves são raros e ocorrem principalmente no inverno, quando eles descem das montanhas para caçar, portanto, armadilhas fotográficas são essenciais.