quarta-feira, 17 de maio de 2017

Exposição de fotografia tem como tema o Hospital Colônia de Barbacena, em Minas Gerais

maio 17, 2017 | por Resumo Fotográfico

Trabalho coletivo é idealizado pelo artista visual Guilherme Bergamini e terá abertura nesta sexta-feira, dia 19 de maio

O artista visual Guilherme Bergamini convida para a exposição “Eu sou, tu és, ele é, nós somos, vós sois, eles são” que estará aberta ao público no Teatro Marília, de 19 de maio e 11 de junho de 2017, no mesmo período em que será realizada a nova temporada do espetáculo Nos Porões da Loucura, baseado no livro de mesmo nome do jornalista Hiram Firmino, que conta os horrores do Hospital Colônia de Barbacena.

A nova série de Guilherme Bergamini tem como tema o Hospital Colônia, fundado em outubro de 1903, na cidade mineira. O trabalho consiste em onze fotografias preto e branco, que são sobrepostas com pintura do artista plástico Clifford Dutra, que utiliza a técnica mista, sublimação sobre papel e aguada de nanquim, inspirada na fotografia de autoria de Luiz Alfredo Ferreira, repórter fotográfico da extinta revista O Cruzeiro. A exposição traz ainda texto de Luiz Gomide, artista cênico e integrante do elenco da peça Nos Porões da Loucura.

Com a escolha de um nome curioso para o novo trabalho, Bergamini chama a sociedade para a responsabilidade desse que é conhecido como o holocausto brasileiro. “O que aconteceu no Colônia de Barbacena foi uma tragédia. Seres humanos desprezados pela sociedade e, principalmente, pelo Estado. Uma barbárie que nunca deveria ter acontecido. Provoco o público para refletir sobre esse ocorrido. Acredito que a sociedade como um todo e o Estado são responsáveis por tudo o que aconteceu. Minha intenção é sensibilizar as pessoas para que esse fato não caia no esquecimento”, afirma.

A série pode ser conferida no site do artista: guilhermebergamini.com/nos-poroes-da-loucura.

SERVIÇO

Exposição “Eu sou, tu és, ele é, nós somos, vós sois, eles são”
Abertura: dia 19 maio de 2017, às 18h
Visitação: de 19 de maio a 11 de junho de 2017
Horário: de seg. a qui, de 10h às 18h, sexta e sábado, de 10h às 20h e domingo, de 10h às 19h.
Local: Teatro Marília - Av. Prof. Alfredo Balena, 586 Santa Efigênia, Belo Horizonte
Entrada gratuita