segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Mosaico Fotogaleria recebe exposição de Walter Firmo em Vitória

agosto 22, 2022 | por Resumo Fotográfico

Conhecido como “Mestre da Cor”, o renomado fotógrafo apresenta aos capixabas a mostra “Lua em Peixes”, a partir desta quarta-feira (24)

Laura Liuzzi

A Mosaico Fotogaleria acaba de completar quatro anos e, para comemorar a data, leva para Vitória uma exposição do renomado fotógrafo carioca Walter Firmo, intitulada “Lua em Peixes”.

Conhecido por fotografias memoráveis de ícones da música brasileira, como Cartola, Dona Ivone Lara e Pixinguinha, Firmo é chamado de “Mestre da Cor”, título recebido devido à presença marcante das cores fortes e intensas em suas obras. O artista, que recebeu inúmeras premiações nacionais e internacionais, também se destacou por registrar o cotidiano de forma alegre e sensível, valorizando a cultura negra e brasileira de uma forma única.

A exposição, que será aberta ao público nesta quarta-feira, dia 24, é um recorte da extensa trajetória do artista. Por meio dela, Firmo apresenta uma pequena mostra do seu trabalho, mais íntima, que conta com 15 fotografias em preto e branco e oito coloridas.

Nesta exposição o curador foi o próprio artista. “Propositalmente, ele escolheu mais fotografias em preto e branco do que em cor, para mostrar a dualidade do seu olhar. São cenas simples do cotidiano, alguns dos seus retratos famosos e fotografias de rua que produziu quando morou em Paris, reunidos de forma inédita aqui na Mosaico Fotogaleria”, explica Tadeu Bianconi, sócio da Mosaico Fotogaleria.

“Lua em Peixes”

Geminiano com lua em peixes, Walter Firmo buscou no zodíaco a inspiração para dar nome à mostra que será apresentada na Mosaico Fotogaleria.

A dualidade característica de Gêmeos e a sensibilidade nata daqueles que nascem com a lua em Peixes podem ser observadas nas obras, produzidas a partir de um olhar observador, criativo, intuitivo e repleto de emoções.

“Todas essas considerações nem tão filosofais assim, para me explicar sobre a sedução destas imagens que compõem este glossário expositivo como “Lua em Peixes”, que me fascina no recrutamento autoral ilimitado e tocado na dualidade criativa e sonhadora. Seja orbitada na cor ou no frio preto e branco, transando o inimaginável, a síndrome de um eterno descobrir, quando o menino tocando a sua pipa no céu azul nivela-se a um sonho”, explica Firmo.

Walter Firmo é um dos grandes mestres da fotografia brasileira, segundo Gabriel Lordello, sócio da Mosaico Fotogaleria. “A generosidade de ensinar e partilhar suas experiências são características marcantes que o diferencia dos demais. Eu sou um exemplo de profissional que mudou a forma de fotografar após fazer um curso com ele há 20 anos. É um privilégio termos Walter Firmo aqui no Espírito Santo, apresentando suas imagens”, diz Lordello.

Workshop - Flâneur com Walter Firmo

Além da exposição, a Mosaico Fotogaleria também promove o workshop Flâneur com Walter Firmo (já com vagas encerradas), entre os dias 26 e 28 de agosto, para um grupo de 15 pessoas.

“Serão três encontros. No primeiro dia, Firmo fará uma projeção de fotografias e vai dividir com os participantes a vivência e a experiência de seus 70 anos de profissão. No dia seguinte, os alunos terão a oportunidade de fotografar nas ruas do Centro de Vitória, acompanhados pelo mestre da cor. Para encerrar, Firmo fará uma avaliação crítica das imagens, além de tirar dúvidas e dar várias dicas para cada um dos participantes.

Sobre o artista

Walter Firmo é um dos mais importantes fotógrafos do Brasil. Nascido em 1937 no Rio de Janeiro, começou a fotografar antes dos 15 anos quando ganhou uma Rolleiflex de seu pai.

Autodidata, iniciou sua carreira como repórter fotográfico no jornal Última Hora (RJ), em 1957. Também trabalhou no Jornal do Brasil e fez parte da primeira equipe da revista Realidade, lançada em 1965.

Atuou como correspondente da Editora Bloch (1967) em Nova York, por seis meses. A partir de 1971, passou a fotografar para a área de publicidade, especialmente para a indústria fonográfica. Nessa época, conhecido por suas fotos coloridas e por retratar importantes cantores da música popular brasileira, iniciou pesquisas sobre festas populares e folclore nacional.

Recebeu várias premiações, entre elas o Prêmio Esso de Reportagem (1963), com a matéria Cem Dias na Amazônia de Ninguém. Também foi premiado sete vezes no Concurso Internacional de Fotografia da Nikon (entre 1973 e 1982). Nos anos 1980, começou a expor seus trabalhos em galerias e museus.

Firmo sempre gostou de ensinar e acabou se tornando professor universitário no curso de jornalismo da Faculdade Cândido Mendes (RJ). Em 1998 ganhou uma Bolsa de Artes do Banco Icatu, com a qual viveu durante meio ano em Paris. No fim da década de 1990, foi editor de fotografia da revista Caros Amigos.

Entre seus livros, destacam-se Walter Firmo - Antologia Fotográfica, 1989; Paris, Parada Sobre Imagens, 2001; Rio de Janeiro Cores e Sentimentos, 2002; Firmo, 2005; e Walter Firmo: No Verbo do Silêncio A Síntese do Grito, 2022. A última publicação leva o mesmo da exposição mais recente do Firmo, com 260 fotografias no Instituto Moreira Salles, que desde 2018 abriga, em regime de comodato, aproximadamente 155 mil fotos feitas pelo fotógrafo ao longo de várias décadas. A mostra de Firmo no Instituto Moreira Salles pode ser visitada até o dia 9 de outubro.

SERVIÇO
Exposição “Lua em Peixes”
Abertura: 24 de agosto de 2022, às 17h
Visitação: de 24 de agosto a 8 de outubro de 2022
Horário: de segunda a sábado, mediante agendamento prévio
Agendamento: WhatsApp (27) 99943 0831 | fotogaleria@mosaicoimagem.com.br
Local: Mosaico Fotogaleria - Rua Aristóbulo Barbosa Leão, 500, loja 18, Victoria Mall, Vitória/ES